
Mais de 5,9 mil eleitores podem ter o título de eleitor cancelado nos próximos dias em Passo Fundo, no norte do Estado. A medida vale para os votantes que faltaram os três últimos turnos de votação e não apresentaram justificativa ou não pagaram a multa para a Justiça Eleitoral.
O juiz da 128ª Zona Eleitoral, Luis Clóvis Machado da Rocha Jr., explica que, perante a lei, cada turno eleitoral equivale a uma nova eleição.
— Precisa ser três turnos consecutivos sem voto. Por exemplo, não votei para o prefeito na última eleição e não votei para presidente nos dois turnos anteriormente, já fecha três turnos — disse.
No Rio Grande do Sul, 317,6 mil eleitores correm o risco de ter os títulos eleitorais cancelados. Em todo o país são 5,2 milhões de pessoas, Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A situação pode ser regularizada até 19 de maio junto a Justiça Eleitoral. Após o prazo, o título será cancelado. No site do TSE é possível conferir a situação eleitoral informando nome, CPF ou número do título.
— Com o título cancelado, a pessoa não vai poder votar, fazer concurso público, assumir qualquer função pública e tudo aquilo que a lei exigir quitação eleitoral — explica o juiz.
Como regularizar a situação
A situação eleitoral pode ser regularizada até quarta-feira (19). O votante deve comparecer ao Cartório Eleitoral para quitar as multas ou comprovar o voto, o pagamento das multas ou fazer a justificativa da ausência.
As multas podem ser pagas por boleto, pagamento no Banco do Brasil ou por Pix. Para consultar os débitos e emitir o boleto para pagamento no Banco do Brasil ou efetuar o pagamento das multas via Pix, basta acessar o site www.tse.jus.br.
— É importante o eleitor verificar no site do TSE ou no Cartório sua situação e se manter regular. Do contrário, poderá ter problemas na vida profissional e não conseguirá votar nas próximas eleições — concluiu o juiz.
Serviço online
- Sessão Autoatendimento eleitoral (selecionar a opção "débito eleitoral")
Serviço presencial
- Cartório eleitoral em Passo Fundo: Rua Saldanha Marinho, nº 518
- Contato: (54) 9 9992-0715 e (54) 9 9992-0718
- Horários: de segunda a sexta-feira das 12h às 19h.