
Começaram a funcionar nesta segunda-feira (17) os pontos temporários de atendimento da Corsan em Passo Fundo. São cinco postos disponíveis para tirar dúvidas sobre serviços e faturas e também avaliar a possibilidade de negociar dívidas.
Conforme a companhia, cerca de 1,3 mil clientes têm inconformidades na fatura que podem ser avaliadas. Para isso, os moradores devem se dirigir a um posto com documento de identidade e a conta de água.
No atendimento, os valores cobrados são verificados assim como quais medidas podem ser adotadas. Em caso de renegociação ou parcelamento do valor, o cliente já sai do posto com a guia atualizada para pagamento. Ao longo desta segunda-feira, a procura pelos pontos foi baixa.
A solicitação da abertura dos postos foi realizada pelo município após reclamações da população sobre a prestação do serviço de abastecimento de água, de coleta de esgoto e os valores cobrados mensalmente pela instituição.
A alta nos valores motivou dezenas de moradores a procurarem o Procon. Segundo o órgão, só em fevereiro foram 180 denúncias contra a Corsan, o que representa quase a metade de todos os atendimentos do serviço no mês.
— Recebemos a reclamação, notificamos a Corsan quando é o caso de problemas de consumidor (contas e valores) e contatamos o jurídico responsável para um acordo. Muitos casos são acordados. Mas alguns que não tenham o acordo, são encaminhados a via judicial. Nesse mês registramos faturas exorbitantes, entre 100% e 300% de aumento em alguns casos — diz o coordenador do Procon de Passo Fundo, William Rangel.

Na sexta-feira (14), a Defensoria Pública do RS protocolou uma ação civil pública contra a Corsan, a prefeitura de Passo Fundo e o Estado em razão dos valores cobrados pela instituição, além de recorrentes problemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto.
Na ação, a defensora Camila Ferrareze, titular da 10ª DPE de Passo Fundo definiu o valor das cobranças mensais e a ineficácia dos serviços à população como “injustificável”.
Contraponto
Questionada sobre a ação civil pública, a Corsan informou que aguarda a manifestação do Poder Judiciário para prestar os devidos esclarecimentos.
Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) informou que ainda não foi notificada e aguarda citação para se manifestar.
A prefeitura de Passo Fundo afirmou que não vai se manifestar.
Pontos tira-dúvidas temporários da Corsan
- Bairro Centro — quiosque da Codepas, em frente à Praça da Cuia
- Bairro São Cristóvão — Loja do Esporte Clube Passo Fundo, no Estádio Vermelhão da Serra
- Bairro Vera Cruz — Praça da Avenida Rio Grande, ao lado da Escola Estadual Ernesto Tochetto
- Bairro Boqueirão — Praça da Cohab 1 (Avenida do Barão, esquina com Rua Olímpio Loss)
- Bairro Petrópolis — Avenida Brasil, em frente à loja Havan
Horários de funcionamento
De segunda (17) a sexta-feira (21) das 8h às 17h, e no sábado (22) das 8h às 12h.