A CEEE Equatorial terá até o dia 2 de fevereiro para apresentar explicações à Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPRS) sobre a demora no restabelecimento da energia. Embora o primeiro prazo tenha expirado na última quarta-feira (24), o dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e de Tutelas Coletivas (Nudecontu), defensor Rafael Pedro Magagnin, explica que a concessionária solicitou uma prorrogação, que foi concedida dada a importância das informações solicitadas.
— A Equatorial entrou em contato e pediu uma dilação (ampliação) do prazo. Como discriminamos vários pontos que gostaríamos de saber antes de tomar uma nova atitude, atendemos, já que são informações importantes para os próximos passos que vamos tomar — explica o defensor.
Conforme Magagnin, após o recebimento das questões, a Defensoria verificará ações em que busquem a melhoria do serviço.
— Não descartamos nada e faremos tudo que estiver ao nosso alcance. Pode ser um acordo de melhorias, com possíveis prazos e valores; contatar as agências reguladoras; o ajuizamento de uma ação coletiva, com a adoção de mecanismos para facilitar os contatos com os consumidores ou a questão de ressarcimento; e a busca por reparação de danos. São várias opções, depende das respostas deles — comenta.
Uma reunião está marcada entre a DPE e a CEEE Equatorial para a tarde desta quinta-feira (25). O defensor acredita que algumas das respostas já serão dadas neste encontro.
Problemas de contato
A DPRS encaminhou, na quinta-feira (18), um ofício para a CEEE Equatorial em busca de informações e providências com relação à demora para o restabelecimento da energia elétrica. No ofício, são apresentados vários questionamentos relacionados ao assunto, como:
- Qual foi o tempo médio para retorno do fornecimento nas regiões afetadas?
- Quais as formas de contato são disponibilizadas aos consumidores para comunicar à empresa que houve queda de energia elétrica? Esses mecanismos funcionaram plenamente neste mês de janeiro ou apresentaram alguma oscilação/dificuldade no atendimento?
— Começos a receber muitas reclamações dos nossos assistidos que não estavam conseguindo contatar a Equatorial. Ou que não teve retorno. O principal ponto é avisar que, além de avisar da falta de energia, que tenha uma resposta para isso. Nossa intenção é resolver o problema e que nosso assistido tenha um serviço completo e adequado — finaliza.