Cinco dias após a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul, equipes da CEEE Equatorial e da Rio Grande Energia (RGE) não conseguiram acessar todos os pontos que estão sem energia elétrica. Entre os principais motivos estão o isolamento de algumas localidades e as áreas alagadas. Muitas regiões foram atingidas pela forte chuva e transbordamento de rios e arroios, o que ocasionou ainda a queda de pontes.
Área da CEEE
Nesta terça-feira (20), a CEEE Equatorial informou que as cidades de Caraá (400 clientes) e de Santo Antônio da Patrulha (600), no Litoral Norte, possuem, juntas, mil consumidores sem energia elétrica. Nesses dois locais, conforme a empresa, ainda há muita dificuldade de acesso e trabalho das equipes. Também se verificam problemas no sinal de internet.
Eram contabilizados, até as 16h45min desta terça-feira, 2,6 mil consumidores da CEEE Equatorial sem energia em todo o território gaúcho. Queda de árvores e inundações relacionadas ao ciclone são as situações mais comuns nessas localidades.
Por sua vez, o fornecimento de energia já foi normalizado para 419 mil unidades consumidoras desde que o ciclone devastou alguns municípios.
Além de Caraá e Santo Antônio da Patrulha, as regiões mais afetadas são a Metropolitana (1,6 mil) e o Litoral Norte (mil). Os municípios mais impactados são Porto Alegre (600 clientes), Viamão (900) e Alvorada (100).
Nas regiões Centro-Sul, Sul, Campanha e Litoral Sul, as operações da CEEE Equatorial ocorrem normalmente.
Área da RGE
O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido pela RGE nos locais em que houve possibilidade de acesso. Restam 3,2 mil clientes à espera do retorno do serviço em áreas alagadas.
Por razões de segurança e riscos de acidentes, não é possível ligar a energia em regiões alagadas. Para restabelecer a luz nesses pontos será necessário aguardar que a água baixe a níveis seguros.
Os clientes sem energia elétrica estão concentrados principalmente nas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom e São Leopoldo, no Vale do Sinos.
Em Novo Hamburgo, o problema se concentra no bairro Canudos, nas proximidades da Avenida dos Municípios e nas imediações da Vila das Flores.
Já em São Leopoldo, falta energia na região da Feitoria (Rua Eugênio Emílio Daudt, próximo ao Parque da Imperatriz) e na Rua das Camélias (próximo à Rodoviária de São Leopoldo, da Avenida Caxias do Sul e da Rua da Praia).
A RGE alerta para que as pessoas não toquem em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a própria RGE e o Corpo de Bombeiros, e aguardar o atendimento.
Saiba como contatar as concessionárias
CEEE Equatorial
- Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br/
- Telefone: 0800 721 2333
- Para falta de energia: SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia
- WhatsApp: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).
RGE
- Site: www.rge-rs.com.br
- Call Center: 0800 970 0900
- SMS: Envie mensagem com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350
- WhatsApp: (51) 9 9955-0002
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS).