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Mais de dez dias após a suspensão das atividades, as agências Tudo Fácil de Rio Grande e Caxias do Sul não devem reabrir até o Natal. A previsão do governo do estado é retomar o funcionamento no próximo dia 26.
O serviço nos municípios da região sul e da Serra Gaúcha estão prejudicados desde o último dia 2, em razão de um impasse envolvendo o pagamento de funcionários terceirizados responsáveis pelo atendimento das duas agências. O executivo alega falta de remuneração da empresa Excelência aos cerca de 150 trabalhadores que atuam no setor.
No entanto, a companhia acusa o próprio executivo estadual de não ter feito os repasses que garantiriam o ressarcimento há pelo menos três meses. Segundo o representante operacional, Carlos Lopes, a empresa utilizou os recursos próprios para efetuar o pagamento nos meses de setembro e outubro, no caso de Caxias, e de outubro no caso de Rio Grande. Em novembro, no entanto, afirmou não ter recursos para suprir o Vale Transporte e o Vale Alimentação.
Dias depois, o governo, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), determinou a suspensão das atividades. Desde então, apenas a retirada do documento de identidade está autorizada.
— Nós enviamos toda a documentação física, mas o governo segue sem nos enviar dinheiro. Estamos cobrando todos os dias, os funcionários estão à disposição. Mas até agora nada — afirma Carlos.
Uma funcionária que atua em Rio Grande, que preferiu não se identificar, diz não ter sido avisada por nenhuma das duas partes a respeito dos problemas envolvendo o pagamento.
— Desde o início eles não foram corretos com a gente, nunca falam a verdade, desde a empresa até o governo. Então, na verdade, os dois são culpados, não só um lado. Não se pode colocar um culpado agora, porque realmente não sabemos toda a verdade. Não temos previsão de nada — desabafa.
Em nota, a SPGG garante que está tomando as providências necessárias para garantir a reabertura, mas não deu detalhes sobre como pretende negociar as pendências. A pasta ainda reforça que os valores devidos são de responsabilidade da empresa. Por fim, declarou que os fatos estão sendo apurados, com medidas administrativas em andamento.
Veja a nota na íntegra:
O Governo do Estado está tomando providências necessárias para retornar o atendimento ao público com brevidade, com previsão de reabertura dia 26/12.
Quanto ao valores devidos aos funcionários da empresa terceirizada, são compromissos de responsabilidade da própria empresa. Mantemos a fiscalização apurada sobre estes fatos e medidas administrativas estão em andamento.