Os temporais do último domingo (28) ainda afetam pelo menos mil clientes das concessionárias de energia elétrica do Rio Grande do Sul pelo terceiro dia e muitos dos afetados não terão o problema resolvido ainda nesta terça-feira (2). A CEEE Equatorial informou que não serão elaborados mais boletins informativos relacionados às tempestades do final de semana.
A concessionária diz que a operação está normalizada e que somente casos isolados ainda estão em atendimento. O último boletim informava que 99,5% dos 181 mil pontos com energia interrompida durante o temporal do domingo já estavam com abastecimento normalizado.
Entre as pessoas que fazem parte do 0,5% estão Márcia Andrade, 49 anos, mora em Guaíba e conta que já enviou mais de 30 protocolos à companhia e não obteve retorno:
— Ironicamente, sou micro geradora de energia solar.
Clélia da Silva, moradora do bairro Linha Cavalhada de Mariana Pimentel, conta que ficou quase 72h sem luz em casa. Ela reclama que a comunidade onde mora está sem fornecimento de luz desde o domingo à tarde, quando houve forte tempestade no município.
— É muito descaso conosco, incomoda tanto a frequência como a duração da falta de energia por aqui. Liguei para todos os setores possíveis, incluindo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ouvidoria da CEEE Equatorial, entre outros.
A RGE informa que as ocorrências são pontuais, sem volume contabilizado de clientes desligados. No boletim da manhã desta quarta constavam 5,4 mil clientes com o fornecimento de luz interrompido. Segundo a concessionária, os problemas foram causados principalmente por galhos e objetos que caíram sobre fios e outros equipamentos.