O encaminhamento das carteiras de identidade está mais demorado em Porto Alegre e o motivo é o alto índice de ausência das pessoas que agendam um horário no Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) e não comparecem. Só na última segunda-feira (10), dos 350 agendamentos, 105 pessoas não foram ao local, totalizando 30% dos atendimentos programados para o dia.
Com isso, a espera de quem precisa realmente do documento para começar em um novo emprego, fazer uma viagem de emergência ou até mesmo realizar uma cirurgia fica maior. De acordo com a diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Bittencourt, o prazo de 11 dias úteis poderia ser menor se as pessoas cancelassem os atendimentos. Desde 18 de março de 2020 o atendimento é agendado para evitar aglomerações.
— Trabalhamos com os atendimentos de 20 em 20 minutos porque precisamos realizar a higienização do local. As pessoas precisam colocar os dedos nos equipamentos e retiram as máscaras para fazer fotos. Até 2020, tínhamos quatro postos de atendimento em Porto Alegre. Hoje, temos apenas um. A rede Tudo Fácil está fechada por motivos estruturais — descreve.
Quando havia atendimento na rede Tudo Fácil, por dia, eram realizados de mil a 1,2 mil encaminhamentos do documento. Agora, são apenas 400. De acordo com Kátia, os dias com mais ausências são as segundas-feiras pela manhã, dias frios e de chuva. Nesta quinta-feira (13), quando os termômetros estavam na casa dos 10°C, dos 10 atendimentos marcados para as 8h, apenas três compareceram.
A diretora reforça que quem não puder comparecer, desmarque o agendamento. O cancelamento pode ser realizado pelo site e pelo telefone 51 3288-5150 ramais 3200, 3207 e 3230.