A dificuldade financeira enfrentada pelo governo do Estado nos últimos meses trouxe reflexo na duplicação da RS-118. Segundo informações obtidas por GaúchaZH, há risco de que a obra diminua o ritmo ou até mesmo pare a partir de novembro. A duplicação da rodovia da Região Metropolitana é considerada prioritária pelo Piratini, e tem recebido destaque na campanha à reeleição de José Ivo Sartori (MDB).
Os pagamentos, que vinham ocorrendo em ritmo acelerado, sofreram impacto negativo em setembro. Um valor de aproximadamente R$ 30 milhões que deveria ter sido repassado no mês passado para a duplicação segue pendente. As empresas ouviram do governo que o montante seria quitado até o dia 31 de outubro.
— Não diminuímos o ritmo. Estamos aguardando os pagamentos — diz Ricardo Portella, presidente da Sultepa e responsável pela maior extensão de obras nos 21 quilômetros da duplicação.
Porém, ele reconhece que, se os valores não forem quitados em uma semana, o mês de novembro deverá começar com diminuição no ritmo dos trabalhos ou até mesmo com a possibilidade de a duplicação parar. Há outros contratos que também estão enfrentando o mesmo problema e poderão ser interrompidos se os valores não forem acertados com as empresas.
Em nota, o governo do Estado afirmou que "vem realizando grande esforço, mesmo diante das dificuldades financeiras que são conhecidas da sociedade gaúcha, para seguir o cronograma de execução e pagamentos referentes ao projeto de duplicação da RS 118". E ainda reafirmou o empenho para que a duplicação ocorra até o fim do ano.
Segundo dados divulgados recentemente pela Secretaria dos Transportes, a duplicação e restauração da RS-118 já recebeu R$ 151 milhões em investimentos na atual gestão. Os recursos são do caixa do Tesouro do Estado.
Dificuldades financeiras
As dificuldades nos pagamentos para a duplicação da RS-118 refletem a crise nas finanças estaduais. Até esta quinta-feira (25), o Piratini ainda não conseguiu pagar o salário de todo o funcionalismo referente a setembro. A promessa é quitar os valores até o fim da semana.
Aliás, este é o mês com maior demora para pagar o funcionalismo na gestão Sartori. Até então, o pagamento mais demorado havia ocorrido em 22 de agosto de 2015, quando a folha do mês anterior fora quitada.
Obra em 2019
Desde o ano passado, o governo promete que concluiria a duplicação até o fim de 2018. O então secretário dos Transportes Pedro Westphalen dizia que todas as condições para o término da obra seriam dadas e somente situações adversas, como excesso de chuva e demora no reassentamento das famílias, poderia atrapalhar os planos.
Porém, algumas obras necessárias para o término da duplicação só começaram no segundo semestre e, contratualmente, têm previsão de conclusão em 2019.
— Também enfrentamos uma série de dificuldades. Houve atraso no fornecimento de asfalto e uma quantidade elevada de chuva nos últimos meses - diz Portella.
Ele projeta que conseguirá concluir boa parte da duplicação ainda em 2018 entre os quilômetros 5 e 21, mas que somente no primeiro semestre do ano que vem conseguirá finalizar os trabalhos.
Duplicação foi retomada em 2017
As obras entre Gravataí e Sapucaia do Sul começaram em julho de 2006, mas só passaram a apresentar avanço, de fato, a partir de 2011.
Em 2012, a obra chegou a receber o maior investimento até então. Foram R$ 27 milhões, no segundo ano da gestão de Tarso Genro. Porém, em outubro de 2014, após as eleições, a duplicação parou por falta de recursos. Nos dois primeiros anos da gestão de José Ivo Sartori a obra não avançou. A alegação do governo é que este período serviu para planejar os trabalhos. A duplicação só foi retomada em 2017.
Confira, na íntegra, a nota do governo do Estado:
"O Governo do Estado informa que vem realizando grande esforço, mesmo diante das dificuldades financeiras que são conhecidas da sociedade gaúcha, para seguir o cronograma de execução e pagamentos referentes ao projeto de duplicação da RS 118, obra fundamental à retomada do nosso crescimento. Prova de que esta obra ganhou prioridade depois anos paralisada é que, desde 2015, o volume de investimentos aplicados ultrapassa R$ 150 milhões, provenientes do Tesouro do Estado.
Por fim, o governo reafirma seu empenho em proporcionar totais condições para que a rodovia esteja duplicada até o fim do ano."