
A partir das 9h desta sexta-feira (8), estará liberado para consulta o segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2016. Na área de abrangência da Receita Federal de Santa Maria, que engloba 51 municípios do Centro do RS, 7,9 mil contribuintes estão incluídos neste segundo lote. O valor total a ser restituído na região será de R$ 13,3 milhões referentes a 2016.
Com o crédito também de exercícios de 2008 a 2015, o valor total chega a R$ 13,9 milhões. Em todo o Estado, são mais de 1,490 milhão de contribuintes contemplados no segundo lote, e um total de restituição de R$ 2,5 bilhões.
A consulta estará disponível no site da Receita e também pelo aplicativo disponível para tablets e smartphones. O crédito bancário será feito no dia 15 de julho. Para saber se teve a declaração liberada no lote multiexercício, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (telefone 146). O órgão disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.
Se o contribuinte tiver dúvida sobre a situação da declaração poderá consultar o Serviço Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita, onde é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. No caso de identificação de algum problema, a Receita recomenda a entrega de uma declaração retificadora.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.