Um dos trechos mais conflagrados do trânsito na Serra Gaúcha reúne a crítica intersecção da RSC-453 com a federalizada BR-470. Veículos da região de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha se encontram com os vindos de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Acidentes são comuns e o trecho é rota frequente de caminhões com a produção de indústrias metalúrgicas e de mobiliário, frutas e verduras, entre outros itens.
INFO: veja pontos críticos que contribuem para a falta de logística na Serra
Duplicação é carência da RSC-453, entre Farroupilha e Garibaldi
ERS-122 entre Farroupilha e São Vendelino carece de duplicação urgente
Sem transporte ferroviário ou aeroporto de cargas, resta apenas o modal rodoviário como opção para que itens daqui escoem para outras regiões do Estado ou do Brasil. Em horários de pico, a situação piora com grandes congestionamentos. Não há uma rótula ou conjunto de semáforos que facilite o trânsito de veículos.
Risco de acidentes é constante no entroncamento da ERS-122 com a RSC-453
Sem espaço para ampliação do atual aeroporto, Caxias vê na iniciativa privada a chance de conquistar um novo terminal
Como o cruzamento é perigoso, a Polícia Rodoviária Federal tem intensificado a fiscalização para tentar diminuir acidentes. Em média, o movimento é de 15 a 25 mil veículos por dia.
Entenda:
- A Serra quer: construção de uma elevada
- No passado: a Seinfra, hoje Secretaria de Transportes e Mobilidade, chegou a propor a construção de dois viadutos.
- Situação: segundo o Daer, há uma minuta de projeto para o trevo, sob análise da Superintendência de Estudos e Projetos (SEP), da Diretoria de Gestão de Projetos do Departamento.
*André Fiedler e Jean Prado colaboraram.
