Embora a Curva da Morte seja um elemento que naturalmente assusta qualquer motorista, toda a descida de Nova Milano, em Farroupilha, até São Vendelino, é crítica.
INFO: veja pontos críticos que contribuem para a falta de logística na Serra
Por falta de planejamento e verba pública, Caxias do Sul e região enfrentam o caos da mobilidade
Trevo da Telasul é um dos pontos críticos para a mobilidade na Serra Gaúcha
Duplicação é carência da RSC-453, entre Farroupilha e Garibaldi
Há apenas uma faixa no sentido Nova Milano - São Vendelino. No sentido contrário, por sua vez, são duas faixas. Caminhoneiros circulam pela rodovia todos os dias e, como alternativa, chegam a encarar estrada de chão, por Alto Feliz, na esperança de evitar acidentes e entregar a carga.
Risco de acidentes é constante no entroncamento da ERS-122 com a RSC-453, em Farroupilha
Sem espaço para ampliação do atual aeroporto, Caxias vê na iniciativa privada a chance de conquistar um novo terminal
Um audacioso plano de duplicação chegou a ser apresentado no ano passado, para ser executado quando a estrada fosse concedida à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o que ainda não aconteceu.
Movimento: de 25 a 28 mil veículos por dia. Em vésperas de feriado, 35 mil
Entenda:
- A Serra quer: construção de mais uma pista na RS-122, sentido Nova Milano - São Vendelino
- No passado: antiga Seinfra chegou a contratar empresa para elaborar com o projeto, inclusive com viaduto que eliminaria a Curva da Morte. A obra, então estimada em R$ 260 milhões, incluiria muros de contenção, remoção de barreiras e desapropriações. Na época, em outubro, não havia verba. O trabalho seria gerido pela EGR, mas a estrada ainda está sob administração do Daer. O governo passado sugeriu que a região discutisse a implantação de um pedágio para viabilizar a duplicação.
- Situação: o Daer diz que o Departamento não tem projetos de duplicação para o trecho.
*André Fiedler e Jean Prado colaboraram.
