Entre os quilômetros 101 e 119, extensão da RSC-453 que não é duplicada, o único alívio aos motoristas são os pequenos trechos com terceira pista, em ambos os sentidos. O percurso começa cerca de um quilômetro depois do trevo onde está a estátua de Nossa Senhora de Caravaggio e segue até a rodovia desembocar na RSC-470.
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Há oito trechos de terceira faixa, em ambos os sentidos, que apenas amenizam a situação. A sinalização é precária. A esperança é que a duplicação da estrada facilite o escoamento da produção da Serra e a ligação entre Bento Gonçalves e Garibaldi à região de Caxias do Sul e Farroupilha.
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Para os caminhoneiros, esse é considerado um dos piores trechos para transitar. A estimativa do Grupo Rodoviário de Bento Gonçalves é de que 15 a 20 mil veículos por dia transitem pelo trecho por dia.
Entenda:
- A Serra quer: duplicação de 17 quilômetros, entre Farroupilha e a BR-470
- No passado: a Seinfra sugeriu, junto dos dois viadutos na Telasul, a duplicação da RSC-453 nas saídas e entradas dos dispositivos e a construção de vias paralelas. O projeto estaria pronto, faltando apenas orçamento e quantitativos. O custo total seria de R$ 35 milhões, já previstos para 2015.
- Situação: segundo o Daer, o projeto de duplicação está em desenvolvimento. A previsão de conclusão é para o segundo semestre.
*André Fiedler e Jean Prado colaboraram.
