O ajuste fiscal promovido pelo governo federal pode atrasar e até paralisar obras em rodovias gaúchas. O corte no orçamento destinado à duplicação de estradas no Estado e à construção da segunda Ponte do Guaíba pode chegar a 25% até o final do ano.
Pela estimativa inicial, o Rio Grande do Sul deveria receber repasse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de pelo menos mais R$ 400 milhões entre junho e dezembro para manter o ritmo de cinco grandes obras em execução no Estado e também cobrir despesas com restauração de pavimentação. Ainda há uma impasse envolvendo a duplicação da BR-386.
A expectativa agora é de que, devido ao ajuste nas contas públicas, a quantia possa cair para menos de 300 milhões. A avaliação é do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem (Sicepot -RS), que alerta: o valor seria insuficiente para manter o cronograma de atividades. Entre janeiro e maio, o repasse às obras gaúchas ficou dentro do previsto, foram aproximadamente R$ 255 milhões.
- Quase duas semanas e ainda não tivemos uma posição do governo. Mas com menos recursos o cobertor vai ser curto - afirma Nelson Sperb, presidente do Sicepot.
Dependendo do tamanho do corte, é provável, inclusive, que algumas delas sejam paralisadas, alerta Sperb.A possiblidade já havia sido levantada pelo próprio superintendente do Dnit no Estado, Pedro Luzardo Gomes.
Na mira, estariam obras ainda em fase inicial, como a duplicação da BR-290 entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, e a travessia urbana de Santa Maria. Duplicações que ainda estão em fase de projeto, como o prolongamento da BR-448, entre Sapucaia do Sul e Estância Velha, e o novo trecho na BR-392, entre Santa Maria e Santo Ângelo, devem ficar para o próximo ano.
A contenção de investimentos é criticada por entidades locais como Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs).
- O Estado já recebe menos recurso que o necessário, temos pontes caindo, estradas esburacadas em tudo que é canto. Ao mesmo tempo temos várias obras que começam e acabam abandonadas. Viadutos que dão em lugar nenhum. Espero que pelo menos seja concluído o que já está em andamento - afirma Afrânio Kieling, presidente do Setcergs.
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Na semana passada, representantes de entidades empresariais do setor participaram de reunião em Brasília para discutir os detalhes do contingenciamento, mas saíram sem a esperada definição. A resposta recebida foi de que o Dnit ainda aguarda posição do Ministério dos Transportes para anunciar o tamanho do corte em cada Estado.
Confira o andamento de cada obra:
DEVEM CONTINUAR
CONTORNO DE PELOTAS
Duplicação de 23,7 km do trecho Sul da BR-116
Custo total da obra: R$ 502,7 milhões
Quanto já foi investido: R$ 429,7 milhões
Andamento da obra: 85,5% concluído
Previsão de conclusão: uma parte (Lote 1A) será entregue em julho de 2015, a outra (Lote 1B) será finalizada em julho de 2016
DUPLICAÇÃO DA BR-116
Duplicação de 200 km do trecho entre Guaíba e Pelotas
Custo total da obra: R$ 1 bilhão
Quanto já foi investido: R$ 533,4 milhões
Andamento da obra: 52,6% concluído
Previsão de conclusão: Entre 2016 e 2017. A obra está dividida em nove lotes com prazos diferentes de finalização
PODE ATRASAR
PONTE DO GUAÍBA
Construção da segunda ponte sobre o Rio Guaíba, que liga a região sul do Estado à Capital, com extensão de 2,9 quilômetros e tráfego previsto de 50 mil veículos dia
Custo total da obra: R$ 649,6 milhões
Quanto já foi investido: R$ 58,1 milhões
Andamento da obra: 9% concluído. Os projetos básico e executivo da obra já foram aprovados. No momento estão sendo construídos os pilares que irão sustentar a nova ponte
Previsão de conclusão: setembro 2017
IMPASSE
Duplicação da BR-386
Duplicação de 33,4 quilômetros da BR-386
Custo total da obra: R$ 184,2 milhões
Quanto já foi investido: R$ 167,6 milhões
Andamento da obra: 91% concluído
Previsão de conclusão: final de 2015, mas depende da liberação da Funai em trecho de dois quilômetros
PODEM PARAR
DUPLICAÇÃO DA BR-290
Duplicação da rodovia BR-290 entre Eldorado do Sul e Pantano Grande
Custo total da obra: R$ 583,5 milhões
Quanto já foi investido: R$ 6,71 milhões
Andamento da obra: 1,1% concluído. A duplicação começou no trecho entre Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, e Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo. A obra de 115 quilômetros foi dividida em quatro partes. Atualmente, as obras se concentram em um trecho de apenas seis quilômetros. Em outros sequer começaram
Previsão de conclusão: dividido em quatro lotes, o prazo depende da anuência da Funai para iniciar as obras no lote 1
DUPLICAÇÃO DAS BRS EM SANTA MARIA
A chamada travessia urbana abrange 14,5 quilômetros que serão duplicados, do trevo do Kastelinho (BR-158) até a ponte sobre o Arroio Taquara, em Santa Maria (BR-287)
Custo total da obra: R$ 309,3 milhões
Quanto já foi investido: R$ 24,2 milhões
Andamento da obra: 12% concluído. Começou em dezembro de 2014. Em um dos lotes, as obras pararam em 30 de abril. No outro, as construções estão bem lentas desde abril, com poucas máquinas.
Previsão de conclusão: segundo semestre de 2016