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O rompimento de uma das cincos pás que formam a hélice é a provável causa da queda do helicóptero que matou o filho caçula do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz Alckmin, de 31 anos, e outras quatro pessoas na quinta-feira, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A Polícia Civil já sabe que as peças haviam passado por manutenção no dia do acidente.
A pá que se soltou da aeronave foi localizada por peritos da Aeronáutica por volta das 10 horas desta sexta-feira, a cerca de 200 metros do local da tragédia. Imagens gravadas por uma câmera de segurança mostram a queda brusca do helicóptero no condomínio e logo depois a peça caindo sobre o mato.
- Depois que quebrou a hélice, ele perdeu o controle e caiu rodopiando - disse Magno Santos, frentista que testemunhou o acidente.
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Para um dos peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) que estavam no local, o rompimento da peça durante o voo ajuda a explicar a "queda incrivelmente vertical" da aeronave sobre a casa de Maura Fuchs.
- Meu marido estava varrendo o jardim onde o helicóptero caiu. Ele ouviu o barulho e só deu tempo de correr uns três metros para não ser atingido.
O Airbus Helicopter EC 155, de fabricação francesa, decolou de um heliponto da Helipark, em Carapicuíba, às 17h02 para um voo de teste, segundo a empresa, e caiu seis minutos depois, de acordo com a Polícia Miliar.
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- A pá desprendeu da cabeça do rotor e isso não é comum. Pode ter quebrado o parafuso de fixação, pode ter faltado o pino de segurança, são suposições. Mas uma das possibilidades mais prováveis para soltar a pá é a falta do pino, que pode ter ocorrido por falha humana, por não ter sido preso direito, ou porque o material veio com defeito - disse o piloto Gustavo Penna, de 33 anos, que conhecia Thomaz havia 6 meses.
- Quando uma das pás se solta, quebra ou parte, há um desbalanceamento da aeronave. Rompe, explode o motor. Vai desencadeando uma série de outras circunstâncias que culminam para a catástrofe final - explica Carlos Camacho, ex-piloto e ex-diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNAS).
Outros pedaços do helicóptero caíram sobre casas vizinhas ao local do acidente. Peritos do Cenipa só conseguiram começar a remoção dos destroços da aeronave por volta das 14h30min. O trabalho chegou a ser suspenso por causa da quantidade de gasolina espalhada na área dos escombros. O Corpo de Bombeiros teve de ir ao local para "lavar" a área.
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Com base nos fragmentos, os peritos e os investigadores da Polícia Civil tentarão descobrir o que motivou o rompimento da pá. A Seripatri, empresa proprietária do helicóptero, e a Helipark, responsável pela manutenção, não se pronunciaram ontem sobre o encontro da pá e sobre a manutenção da hélice.
Thomaz era piloto havia cerca de três anos e trabalhava com o helicóptero da rede de farmácias Farmaconde, em São José dos Campos. A aeronave da empresa estava em manutenção e ele só entrou no voo trágico a convite do amigo piloto.
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Os peritos da Aeronáutica concluíram na madrugada deste sábado o trabalho de campo no local onde caiu o helicóptero. Desde a noite de quinta-feira, os técnicos recolhiam indícios que possam indicar as causas do acidente.
Todo o material recolhido, incluindo peças da aeronave e registros produzidos pelas equipes de resgate, está sob análise no Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa). O centro, que fica no Campo de Marte, zona norte paulistana, conduzirá a apuração do caso. Não há previsão de conclusão dos trabalhos.
* Estadão Conteúdo