Quase 15 anos depois de desistir de construir um complexo para produção de veículos no Estado, a Ford volta a investir com a implantação de um centro regional de distribuição de peças na Região Metropolitana. O anúncio foi feito pelo vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb, nesta segunda-feira, ao governador José Ivo Sartori.
Localizado no km 11 da ERS-118, em Gravataí, o centro terá 14 mil metros quadrados de área construída e receberá 460 mil itens destinados para abastecer os concessionários gaúchos, catarinenses e do oeste do Paraná. O início das operações, com cerca de 30 funcionários, está previsto para junho
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- Peças que não são usuais, por exemplo, às vezes chegavam a demorar oito dias para chegar ao consumidor da região sul. Agora, com esse Centro, não passará de 48 horas - disse o vice-presidente da Ford.
Segundo Golfarb, será o terceiro centro regional da Ford, os outros dois estão em São Paulo e na Bahia. O centro facilita o atendimento dos pedidos dos revendedores e deverá reduzir o tempo de entrega de seis a oito dias para três ou quatro. Golfarb não revelou o valor do investimento.
Em 2000, a Ford construía um complexo em Guaíba, que ocuparia 950 hectares e teria, inclusive, um porto exclusivo. As obras de terraplanagem estavam concluídas quando o então governador Olívio Dutra suspendeu o repasse dos recursos à montadora, que haviam sido acordados pela administração anterior. As divergências com Olívio levaram a Ford desistir do projeto e, posteriormente, implantá-lo em Camaçari, na Bahia.
Atualmente, além da fábrica que produz o EcoSport e o New Fiesta e de seus fornecedores, o complexo também abriga um centro de design, um dos cinco do grupo no mundo, com mais de mil engenheiros que trabalham em programas globais de reestilizações, desenvolvimento de novo veículos e pesquisas.