A Prefeitura suspendeu o processo de licitação para a escolha da empresa que irá instalar e gerenciar o sistema de GPS dos táxis de Porto Alegre. A despublicação do edital ocorreu após a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tomar conhecimento de denúncias recebidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente à concorrência pública.
Algumas das 30 empresas que entraram disputa afirmaram que a Prefeitura cobra dispositivos para a instalação do sistema de rastreamento que não estão disponíveis no mercado. Por esse motivo, antes mesmo da emissão de uma medida cautelar do TCE, o Executivo Municipal suspendeu o processo licitatório, como destaca o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari:
“Retiramos o edital para que a gente possa responder este questionamento. A partir da resposta, nós iremos novamente publicar o edital de rastreamento da frota de táxis em Porto Alegre”, defende.
O secretário Vanderlei Cappellari afirmou ainda que uma das concorrentes denunciou ao TCE o possível favorecimento para a escolha da empresa vencedora da disputa. A Prefeitura pretende republicar o edital até o dia 15 deste mês e assinar o contrato com a empresa vencedora até junho.
A instalação dos equipamentos deve começar no mês seguinte, em julho, e ser concluída até o final deste ano. A frota de táxis em Porto Alegre corresponde a 3.921 veículos.