Uma reunião realizada entre membros do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e a prefeitura de Cachoeira do Sul trouxe novidades sobre o futuro do porto da cidade. Inaugurado há 18 anos, o local nunca foi utilizado: em uma das cheias do Jacuí, as águas superaram a altura da plataforma e o rio não apresentou mais condições de navegabilidade.
Agora, a Superintendência apontou prazos para o início da dragagem do leito do rio, para proporcionar condições de passagem de embarcações de carga. Até setembro deve ser finalizada a etapa de sinalização do Jacuí entre Cachoeira do Sul e o porto de Rio Grande. Cerca de 90 boias sinalizadoras ainda restam ser instaladas para completar esta etapa do processo.
Após o período de cheias do Jacuí, que deve encerrar em outubro, inicia o processo de dragagem do leito do rio. Duas dragas devem ser utilizadas para realizar o procedimento, que não tem prazo definido para conclusão. A superintendência do porto de Rio Grande deve visitar Cachoeira do Sul para auxiliar nos trabalhos técnicos referentes aos terminais de carga, por exemplo.
O pedido de dragagem do rio foi feito ainda em março de 2013 à Superintendência de Portos e Hidrovias, sendo retomado no último dia 02 de maio. A intenção é viabilizar o transporte, principalmente de arroz e soja, até o porto de Rio Grande.
Segundo a prefeitura, o equivalente a cerca de 60 caminhões carregados deixam de ser encaminhados diariamente em direção a Rio Grande. Pelo menos 300 mil toneladas de farelo de soja destinadas à China estão acumuladas, aguardando transporte para o porto de Rio Grande por terra, através da BR-290.