Turma abriu os olhos da cidade para arroio
A cerca de três quadras da escola Santos Dumont fica o Arroio Peri. De um lado, Campo Bom, do outro, Novo Hamburgo. É em tempo de cheia que o pequeno córrego se transforma e invade as casas da vizinhança, muitas habitadas pelos próprios alunos. Foi partindo de três problemas - as cheias, a falta de um mapeamento correto da área e a necessidade de conscientizar os alunos - que nasceu, no ano passado, o Projeto Peri.
Uma turma do 6º ano foi escolhida para tomar a dianteira. Passou a estudar cada palmo de chão da área, monitorando semanalmente qualidade, coloração, odor e outros aspectos da água em um esforço interdisciplinar. Professores de matemática, português, ciências e outras disciplinas incluíram a temática nas aulas sempre que possível.
Alunos fazem monitoramento do arroio - Foto: Charles Dias, Especial
O resultado está na ponta da língua da gurizada, que se prepara para responder tudo sobre o Peri nas competições:
- Apresentamos para os professores várias vezes por dia antes de ir, se não soubéssemos alguma resposta eles nos pegavam pelas orelhas - brinca Ana Paula Sobierai da Cruz, 11 anos.
Do forte envolvimento do grupo surgiu o Peri S.O.S..Com base nos índices pluviométricos, os alunos passaram a aproximar-se da comunidade com alertas via SMS - verde a situação é tranquila, amarelo é preciso cuidado, vermelho há risco de cheia e preto o arroio está transbordando e é preciso procurar abrigo.
Durante as fortes chuvas de agosto deste ano, a contribuição dos 63 alunos participantes foi posta à prova, e os alertas, constantes. Em um dos dias, após uma falha na conexão de internet, eles usaram até celulares pessoais para mandar os avisos.
- O projeto fez com que a prefeitura passasse a se importar mais com o arroio, fazendo mais frequentemente a limpeza, pois avisamos quando há problemas, quando uma árvore está caída, barrando a passagem da água, por exemplo - explica a professora de matemática Vanessa Müller, uma das incentivadoras do trabalho.
Inovação na educação
Escola de Campo Bom tem dois projetos entre os finalistas de prêmio da Microsoft
Escola Municipal Santos Dumont concorre a uma vaga na etapa mundial do concurso Educadores Inovadores
Bruno Felin
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project