A ciclovia da Ipiranga é um dos projetos cicloviários mais importantes - e polêmicos - da capital gaúcha. Com previsão de 9,4 km de extensão, irá ligar as zonas leste e oeste de Porto Alegre em uma faixa construída entre a Av. Ipiranga e o Arroio Dilúvio. No entanto, até o momento somente 2 km estão concluídos, entre a Av. Beira-Rio e a Av. Azenha. Outro trecho de 1000 metros está em obras há seis meses e não tem previsão de conclusão, devido a necessidade de adaptações na engenharia do trecho. Em um dos pontos, em frente ao Palácio da Polícia, não foi possível dar a volta nos postes de alta-tensão e foi preciso construir uma plataforma que avança para dentro do arroio Dilúvio. Conforme a EPTC, as obras andam bem e a sinalização deve começar assim que a Secretaria de Obras e Viação conceder a permissão para a pintura.
A obra é cercada de polêmicas: o Instituto dos Arquitetos cobrou e a EPTC decidiu realizar um concurso para escolher o melhor projeto para as proteções laterais da ciclovia; depois, houve divergências entre a prefeitura de Porto Alegre e a Secretaria Estadual de Infraestrutura, que considerou arriscado colocar a ciclovia sob a rede de alta tensão.
Nesta tarde, o Gaúcha no Pedal percorre os trechos concluídos, a parcela em obras e ainda percorre a Av. Ipiranga no trecho onde ainda não há previsão de obras para mostrar os benefícios e problemas da ciclovia, ouvindo arquitetos, engenheiros e passando o ponto de vista de quem pedala e usa o trajeto nos deslocamentos - seja a lazer ou como forma alternativa de ir a escola ou ao trabalho.
A ciclovia
O projeto básico da ciclovia da Ipiranga foi desenvolvido pela equipe técnica da EPTC em 2010. A execução do projeto executivo e da obra ficou sob responsabilidade de empreendedores privados, em cumprimento à Lei Complementar 626/2009, que estabelece que para cada 100 vagas de estacionamento devam ser construídos 200 m de ciclovias.
Cronograma da ciclovia:
22/09/11 - Assinada ordem de início das obras.
07/05/12 - Inaugurado primeiro trecho de 0,4 km
24/11/12 - Inaugurado trecho de 1,4 km
02/04/2013 - Início das obras no 3º trecho - 1 km
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Gaúcha
Novo trecho da ciclovia da Ipiranga não tem previsão de inauguração
Gaucha no Pedal avalia infraestrutura dos trechos nesta tarde
Álvaro Andrade
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