Após anúncios e problemas que iniciaram em 2008, o novo edifício-garagem com capacidade para quatro mil veículos no Aeroporto Salgado Filho ainda depende de trâmites burocráticos. Atualmente, a construção está condicionada à finalização de um novo estudo de viabilidade econômica. O custo da obra foi considerado alto e nenhuma empresa apresentou proposta para a construção e exploração do serviço.
- O estudo deve ficar pronto, no máximo, em 60 dias. Aí a gente parte para o processo de concessão pra ver se a gente começa a obra no início de 2014. Acredito que a conclusão ficará para 2015 - relata o superintendente regional da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza.
Atualmente, o Aeroporto Salgado Filho disponibiliza pouco mais de duas mil vagas, grande parte pagas.
Ampliação
Outra obra aguardada com ansiedade é a ampliação do Terminal 1 do Aeroporto. Segundo a Infraero, a primeira fase da construção estará pronta até maio de 2014, portanto, antes da Copa do Mundo. Mas, o aumento da área física definitiva deve demorar, pelo menos, 30 meses.
- A gente calculou os custos para haver trabalho 24 horas. O compromisso que a Infraero tem é que essa primeira etapa tem que estar concluída para a Copa - afirma Souza.
A licitação para a realização dos trabalhos deve ser concluída ainda hoje. Na última semana, cinco consórcios participaram do certame. A Infraero negocia, neste momento, com o que apresentou a proposta mais barata. Ainda assim, foi preciso abrir negociação para que o custo se encaixe com o valor de referência praticado pela contratante.
A concorrência para a segunda etapa da ampliação será lançada apenas no próximo ano. As obras não iniciarão antes do final da Copa do Mundo. Segundo o cronograma atual, a conclusão do serviço, que vai ampliar a capacidade do Aeroporto de 13,1 para 18,9 milhões de passageiros por ano, está prevista para 2016.
Neblina
Segundo Souza, as obras de sinalização e adaptação da pista devem ser finalizadas em setembro, a documentação para o uso do ILS 2 será enviada à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A expectativa é que a homologação seja feita até o final do ano. A estimativa é que o equipamento, que possibilita pousos e decolagens em condições de visibilidade prejudicadas, reduza o tempo de fechamento do Aeroporto devido à neblina em mais de 30%.
Pista
Ainda nesse ano, será concluído o projeto de engenharia para a ampliação da pista do Salgado Filho em 920 metros. A obra, de R$ 200 milhões, deve iniciar em 2014.
- Esperamos que a licitação tenha um vencedor em breve. Queremos fechar o contrato com a empresa que vai executar a obra até o final do ano - salienta o superintendente regional.
Novo aeroporto
Carlos Alberto da Silva Souza afirma que a construção de um novo aeroporto na Região Metropolitana é uma opção viável. O local escolhido deve ser um terreno entre as cidades de Nova Santa Rita e Portão. No entanto, ainda não há cronograma com datas e prazos. Ainda segundo o superintendente, a ideia de um novo terminal não impedirá nenhuma das obras previstas para o Aeroporto Salgado Filho
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