Se participar do primeiro NBB foi um desafio para o Caxias do Sul Basquete/Banrisul, evoluir para a próxima temporada é um objetivo ainda mais complicado de ser alcançado. Nesta quarta-feira, na Câmara de Indústria e Comércio (CIC), dirigentes, imprensa e apoiadores do clube tiveram uma tarde de conversa com o gerente de marketing da LNB (Liga Nacional de Basquete), Álvaro Cotta. O mineiro radicado em São Paulo trouxe números da competição e falou sobre a necessidade de evolução dos clubes diante do crescimento da modalidade no país.
Após a parceria firmada entre a LNB e a NBA, em dezembro do ano passado, a projeção é que o desenvolvimento do NBB seja ainda mais intenso a partir da sua nona edição, que inicia em novembro. Além da confirmação de parceiros fortes, a liga trabalha para que outra emissora aberta de televisão transmita os jogos. Além da RedeTV, a Bandeirantes pode cobrir o campeonato.
– Nós vamos iniciar um segundo momento da parceria com a NBA. São três anos de implantação e depois 50 anos de uma associação, que prevê recolocar o basquete como segundo esporte do país. O mais importante até aqui tem sido a gestão e a transparência – explica Cotta.
O aumento do número de fãs do basquete, a expansão da modalidade para outros centros do país, o fortalecimento das redes sociais como meio de comunicação da Liga e o crescimento de 13% na média de público dos ginásios no NBB 8 foram alguns dos pontos citados. E, neste último caso, o time caxiense colaborou com um dos melhores percentuais de ocupação dos ginásios. A média foi de 715 torcedores, totalizando mais de 12 pessoas nos 16 jogos disputados na cidade.
Ao falar especificamente do Caxias do Sul, Cotta elencou quatro fatores importantes para a consolidação do clube como uma referência na cidade: ter uma equipe com uma referência, um porta voz do projeto; oferecer mais entretenimento; ter uma gestão qualificada e uma relação forte com a comunidade.
– O papel da Liga é ajudar o Caxias do Sul a fortalecer o basquete na região. É algo importante para nós. A relação com a comunidade é o que vai fazer o projeto se manter firme. E isso ocorre com o envolvimento da população, da mídia local e da prefeitura da cidade, não necessariamente com valores, mas com o apoio necessário – afirma o dirigente.
Após a confirmação de que o Banrisul segue como principal apoiador, o técnico Rodrigo Barbosa e os dirigentes do clube buscam acertar os últimos detalhes e tentam novos parceiros para iniciar a confirmação de reforços para o NBB 9. É certo que a competição terá 16 clubes. Por questões financeiras, o São José fica de fora. Em contrapartida, o Vasco garantiu o acesso com o título da Liga Ouro e o Campo Mourão, vice-campeão, pode ficar com a vaga da equipe paulista.