
Pela segunda vez, as 24h de Le Mans premiaram Fernando Alonso como seu grande vencedor. A bordo do Toyota #8, com a companhia do suíço Sébastien Buemi e do japonês Kazuki Nakajima, o espanhol faturou, neste domingo (16), a 87ª edição da maior prova de endurance do automobilismo mundial.
A corrida na França também teve destaque para o Brasil. Três pilotos do país chegaram na frente nas suas categorias: Daniel Serra conquistou o bi em Le Mans na GTE Pro com a Ferrari #51, ao lado do britânico James Calado e do italiano Alessandro Pier Guidi.

André Negrão também faturou o bi, pela categoria LMP2 — a segunda mais veloz na pista —, a bordo do Alpine #36 com os franceses Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre. O trio confirmou a conquista do Mundial de Endurance com o triunfo.

Para completar a festa brasileira, Felipe Fraga subiu ao lugar mais alto do pódio logo na sua estreia no circuito de Sarthe. Com o inglês Ben Keating e o sul-africano Jeroen Bleekemolen, ele venceu a categoria GTE-AM com o Ford GT #85. Aos 23 anos, Fraga é o mais jovem brasileiro a vencer em Le Mans. Rodrigo Baptista, com uma Ferrari, chegou em terceiro na mesma classe.

Na categoria principal, a vitória do Toyota #8 foi marcada pela sorte — e pelo azar do carro #7 da montadora japonesa. Após largar da pole position, o Toyota de Kamui Koabayashi, Mike Conway e José Pechito López liderou 23 das 24 horas da competição, mas dois furos nos pneus na última hora deram a liderança para o carro irmão. Antes do problema, o #7 tinha uma vantagem de mais de dois minutos para o outro Toyota.