A comunicação se refere à vontade de fazer com que os outros entendam e adotem o seu ponto de vista, para ajudá-los a entender por que você está empolgado (ou triste, ou otimista, ou qualquer estado emocional que você esteja no momento). Se tudo o que você quer fazer é criar um lista de fatos e figuras, então cancele a apresentação e envie um relatório.
Apresentadores devem vender - para audiências internas e para o mundo exterior. A razão pela qual você faz uma apresentação é a negociação, é para defender o seu ponto de vista, para vender uma ou mais ideias.
O especialista em marketing, Seth Godin listou os componentes e regras de uma apresentação excepcional. Confira:
1. Faça cartões de memorização: não os coloque em tela, fique com eles em mãos. Você pode usar os cartões como forma de garantir que você diga tudo o que tinha sido planejado.
2. Faça slides que consolidam a sua fala, e não que a repete: os slides devem demonstrar, com provas emocionais, que o que você está dizendo é a verdade.
Se for falar sobre a poluição em Houston, por exemplo, invés de apresentar quatro marcadores sobre dados sobre a saúde ambiental da cidade, por que você não lê os dados e apresenta fotos de vários pássaros mortos, fumaça e uma imagem de pulmões infectados, por exemplo? Isto é trapaça! Não é justo! Mas funciona.
3. Não entregue o material escrito no início da palestra. Se você fizer isso, as pessoas vão ler o documento durante a apresentação e vão te ignorar. Ao invés disso, o seu objetivo é fazer com que eles se sentem na cadeira, confiem em você e aceitem os pontos emocionais e intelectuais que você está apresentando.
As regras para produzir uma boa apresentação são:
1. Não use mais do que seis palavras por slide. Nenhuma apresentação de PowerPoint é complexa demais para poder quebrar esta regra.
2. Sem fotos amadoras. Use fotos profissionais de bancos de imagem.
3. Não use as transições de slide animadas.
4. Efeitos sonoros podem ser usados em alguns momentos das apresentações, mas nunca use os que já estão presentes no programa. Em vez disso, grave sons e músicas de CDs e aumente as chances de que as pessoas tenham memória emocional sobre a palestra. Se as pessoas começarem a se mexer para acompanhar o ritmo da música, você os impediu de cair no sono e deixou claro para eles que a sua não é apenas mais uma reunião ou apresentação de PowerPoint qualquer.
5. Não entregue cópias impressas dos seus slides. Eles não funcionam sem você e sua apresentação.
Confira o artigo original no site da Endeavor.