Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups de alta inovação (o que inclui o Facebook) o progresso vem de um conhecimento inovador, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem uma espécie de monopólio - e qualquer negócio tem mais chances de ser bem-sucedido quando não pode ser copiado. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo.
Em 2014, Peter lançou o livro De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício. Confira as principais ideias abordadas por Peter Thiel no livro:
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1) Pense em quais empresas ou negócios ainda não foram criados
Empreendedores precisam pensar no diferente, naquilo que ainda não é oferecido no mercado. Competir é para fracassados. É preciso focar em inovar, ser único.
2) Ensinar empreendedorismo é um paradoxo
Afinal, tal fórmula não pode existir. Toda inovação vai de zero a um, na medida em que passa a ocupar uma fatia do mercado que antes era inexistente.
3) Existem apenas dois tipos de empresas no mundo
São aquelas que estão em uma competição acirrada e aquelas que detêm algum conhecimento totalmente novo. As melhores empresas investem em deter o conhecimento do que criaram.
4) Empresas e pessoas diferenciadas serão mais importantes na definição do futuro
Mais importantes, inclusive, do que aquilo que está na moda ou é segmentado. Não é preciso ter medo de estar em um setor badalado, apenas certifique-se de estar criando ou produzindo algo único. As melhores oportunidades estão nos problemas sem solução. Aprenda a fazer as perguntas certas para descobri-las.
5) É preciso ter uma tecnologia que seja a melhor
Só assim a empresa ganha tempo e evita que alguém a copie. Quando se começa um negócio, é preciso começar pequeno e mirar um mercado pequeno, mas tendo espaço para sonhar grande e crescer.
6) A maneira como a equipe trabalha é muito importante
Uma startup de sucesso é sempre resultado de uma combinação de três elementos essenciais: pessoas certas, boa tecnologia e um plano de negócios. Uma empresa bem-sucedida não é resultado de um voo solo.
7) A empresa nunca deve ser burocrática
Ela precisa ser dinâmica. Os papeis precisam ser bem definidos, mas podem ser redefinidos.
Confira o artigo original no site da Endeavor.