Fonte: Olavo Oliveira, diretor da Região Sul da Soap
Steve Jobs revolucionou o mundo com as suas criações tecnológicas. Mas muito além da invenção dos dispositivos que modificaram a computação, a indústria fonográfica e os meios de comunicação, o CEO da Apple era mestre em transformar o lançamento de qualquer produto em grandes eventos. Com carisma, segurança e humor, envolvia a plateia a cada nova exibição e se tornou referência quando o assunto são as superapresentações.
Rotinas intensas, busca pela inovação e tempo cada vez mais escasso levaram os profissionais a redobrarem os esforços no momento de vender uma ideia. Conquistar a audiência começa por um bom planejamento, afirma Olavo Oliveira, diretor da Região Sul da Soap - especializada na criação de apresentações corporativas.
- Primeiro é preciso estabelecer um diagnóstico e estabelecer um objetivo. Depois, conhecer a quem você pretende falar e criar um roteiro. A seguir, pensar na parte visual e em quais ferramentas irão auxiliá-lo nesse processo. E, por último, concentrar-se na sua própria capacidade como apresentador - destaca Oliveira.
Tornar o discurso mais interessante à nova estrutura da sociedade em rede - com múltiplos protagonistas e uma descentralização de tarefas - tornou-se um desafio para as organizações, afirma Rodrigo Cogo, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Sendo assim, a arte de seduzir o público começa por uma história bem contada.
- O enredo passa valores, modos de ver e agir no mundo, ilustra na prática questões que inicialmente parecem ser intangíveis para explicar um tema para dada audiência, mobiliza as pessoas em torno de necessidades - resume Cogo.
O chamado storytelling - método narrativo que garante a atenção do espectador - tem sido bastante utilizado no meio corporativo como modo de validar seus projetos ou disseminar a cultura organizacional. A técnica se baseia em uma estrutura com início, meio e fim, que reúne elementos como protagonista/antagonista, conflito/clímax e relatos reais de pessoas.
Ricardo Barbosa, diretor-executivo da Innovia Training & Consulting - especializada em educação executiva e consultoria empresarial -, ensina que seguir uma estrutura lógica, com uma boa organização do tempo, costuma facilitar o processo. O principal segredo, segundo o especialista, está em estimular a emoção e criar empatia com a plateia:
- As melhores apresentações são as feitas por quem está apaixonado pelo assunto sobre o qual está falando. Se ele não acreditar no tema, dificilmente vai conseguir envolver o outro. Pessoas que amam o que fazem conseguem sensibilizar as demais e legitimar a sua mensagem.
Os segredos para ser eficaz
Diagnóstico
Pense na mensagem que você quer passar e qual é o objetivo da sua apresentação. Descubra o que você quer que o espectador pense e sinta a partir da sua exposição.
Conheça a sua audiência
Faça uma pesquisa prévia do perfil da sua plateia: de que empresa, qual o cargo, qual o nível de conhecimento que pode ter sobre o assunto a ser apresentado, se é formal, informal, enfim, todas essas informações são vitais para definir o que de fato é relevante ser abordado. Sua apresentação não vai ser sobre você ou sobre a sua ideia e sim sobre o porquê de sua ideia ser importante para a audiência.
Crie um roteiro
Avalie sobre o que despertaria o interesse da audiência para o assunto que vai apresentar. Feito isso, pense no que vai fazer a plateia permaneça interessada pelo tempo que você necessitar. E por último, diga o que espera que as pessoas façam após a apresentação. Pronto, está criada sua história com início, meio e fim.
Emocione a plateia
Toda e qualquer tomada de decisão é baseada em emoção, e isso vale para o mundo dos negócios também. Por isso, mais que relacionar fatos, dados ou argumentos favoráveis ao seu projeto, pense em construir uma história que explore medos, resistências e vulnerabilidades que seu projeto pode ter. Acredite: se isso não estiver na sua apresentação, sem dúvida vai estar na cabeça da sua audiência. Demonstre como seu projeto ajuda a solucionar problemas, a resolver conflitos.
Abra o PowerPoint
Utilize-o como um suporte visual à história que você criou. Pense em como expressá-la visualmente com imagens, metáforas e o mínimo de texto possível. Deixe para os slides aqueles números que você nunca iria lembrar de cabeça, aquela palavra-chave que pode servir de gancho para a mensagem que você vai dizer. Só não coloque textos inteiros na tela sem nenhum recurso visual. Sua audiência sabe ler, e o texto irá roubar a atenção de que você precisa. A apresentação é uma mídia audiovisual, saiba explorá-la.
Treine, treine e treine
Essa é a única forma de assegurar que a apresentação será um sucesso até mesmo quando o data-show não funcionar. Além disso, postura, voz, gestos, olhar e segurança ao falar em público são recursos essenciais para transmitir emoção, confiança e credibilidade à audiência. Ainda não foi criado um PowerPoint com essa mesma capacidade.
Cative o público
> Busque ser pontual. Quando se fala em pontualidade deve se ter em mente que isso não se limita apenas ao horário de chegada. Saiba com antecedência quanto tempo terá disponível, e se organize para isso.
> Acredite no assunto que vai apresentar e fale com paixão. Só assim falará com convicção e terá credibilidade perante os ouvintes.
> O show não pode parar. Mesmo que passe por algum imprevisto, dê um jeito de continuar pronto para fazer sua apresentação.
> Fique atento às reações do público. É importante saber com antecedência como o público está se posicionando em relação ao apresentador para poder redirecioná-la ou ser mais certeiro.
> Reserve parte do tempo para debates e dúvidas. Sempre ouça o que as pessoas tem a dizer e busque esclarecer as dúvidas que possam aparecer. O objetivo de qualquer apresentação também é aprender.
> Tenha uma postura de humildade, mas isso não significa ser submisso. O público percebe rapidamente pessoas arrogantes desenvolve uma percepção negativa a respeito delas. Ser humilde e simpático já é um grande início.
Fonte: Ricardo M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting