A Endeavor Brasil, organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo de alto impacto, lança o primeiro curso de ensino à distância (EAD) para levar ao empreendedor ferramentas e conteúdo sobre como criar um negócio de alto crescimento. São módulos com duração entre três e seis horas que contém vídeos, exercícios e materiais complementares. Instalado em plataformas 100% online, as aulas contam com casos reais de empreendedores, especialistas e mentores brasileiros, oriundos da rede da Endeavor Brasil que, por sua vez, possui mais de 12 anos de experiência no mercado brasileiro selecionando e apoiando empreendedores.
Pesquisas realizadas pela Endeavor Brasil apontam que 60% dos jovens brasileiros querem empreender, mas apenas 38% procuram se preparar para isso. Além disso, dos quatro principais problemas enfrentados pelos empreendedores do país, três estão ligados à falta de conhecimento em gestão de pessoas, fluxo de caixa e como administrar um negócio.
- Buscamos com o curso compartilhar o conhecimento e a experiência que a organização possui com milhares de potenciais empreendedores e a nossa forte rede de mentores, que estão entre os executivos das principais empresas do país e conhecem tudo sobre o mundo dos negócios - conta Renata Chilvarquer, gerente de Educação da Endeavor.
Entre os principais nomes que participam do primeiro módulo estão Luiz Eduardo Serafim (3M), Leila Vélez (Beleza Natural), Valério Dornelles (Tecno Logys), André Bianchi (Bianchi & Associates), Marcelo Salim (Rava Corporation) e casos inspiradores, como o do fundador da Embraer, Ozires Silva.
Até o fim do ano, a Endeavor disponibilizará dez edições que irão abordar as principais etapas da criação e manutenção de um negócio, e pulverizar a cultura de alto impacto promovida pela organização.
- Queremos que qualquer pessoa que pretenda abrir um negócio tenha o pensamento de ter uma empresa de alto impacto, ou seja, que busque crescimento sustentável para gerar renda, empregos e desenvolvimento, e assim contribuir para mudar o país. Foi pelo EAD que vimos uma oportunidade de dividir com um número maior de pessoas todo esse conteúdo qualificado que absorvemos na Endeavor, de uma forma prática, online - diz Renata.
Dois cursos já foram lançados: o primeiro, Como escalar e inovar em seu negócio?, abrange inovação, escala, mercado, modelo de negócio e estratégia futura. O segundo, Marketing para empreendedores: ferramentas e estratégias, abrange estratégia de marketing, posicionamento e criação de uma marca, engajamento de clientes por meio de ferramentas de propaganda, publicidade e promoção, entre outros tópicos. Os próximos cursos tratarão dos temas pesquisa de mercado, vendas, finanças, questões legais, entre outros.