Um grupo de quatro jovens foi o vencedor de um hackaton promovido durante o 25° Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), em São Paulo. Desafiados a encontrar soluções para problemas reais enfrentados pelas instituições de Ensino Superior, universitários desenvolveram uma proposta de plataforma que conecta demandas de empresas a ideias de alunos de graduação, que, por meio de projetos de extensão, poderiam pôr em prática o que planejaram.
Nomeada de EvoLab: gestão de projetos integradores, a solução foi desenvolvida ao longo de três dias pelo quarteto, formado por estudantes de diferentes lugares do Brasil que se inscreveram na competição. Thauany Castelhanos, 25 anos, representou a equipe na apresentação da ideia, em três minutos, a três jurados.
— Com essa plataforma, o aluno vai ter um ensino mais significativo e a autonomia de fazer algo que lhe interessa, e as empresas vão ter facilitada a curricularização do projeto de extensão (tornada obrigatória nos últimos anos) — explicou para os jurados a jovem.
O grupo destacou, ainda, que a plataforma ajuda a engajar os estudantes em suas vivências em sala de aula, o que ajuda a reduzir a taxa e evasão dos graduandos, que é de, em média, 55%, no Brasil.
A equipe vencedora ganhou, como prêmio, R$ 10 mil, divididos entre seus integrantes. Depois de divulgado o resultado, Thauany destacou o processo que levou à vitória.
— A gente está muito feliz. Foi um processo bem intenso no desenvolvimento. A gente ficou a madrugada inteira acordado, teve várias mentorias, e apresentar, também, dá bastante ansiedade, para tantas pessoas importantes. A gente está muito feliz e pretende conversar com as nossas universidades, para ver a viabilidade de desenvolver a nossa ideia — conta a jovem, aluna da Universidade de Marília (Unimar), em São Paulo.
A ideia surgiu a partir de uma iniciativa já existente na instituição onde Thauany estuda. Conversando com seus colegas, o grupo descobriu que essa não é uma realidade geral, e achou interessante pensar em um modelo que pudesse ser replicado em outras universidades.