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Um levantamento feito pelo governo do Estado neste início de 2025 mostra que cerca de 800 das mais de 2,3 mil escolas estaduais gaúchas relatam algum tipo de problema elétrico nas edificações. O número, obtido em primeira mão pela Rádio Gaúcha, representa um universo de 34,5% de escolas com demandas elétricas na rede estadual.
O levantamento foi produzido pela Secretaria de Obras Públicas (SOP) do governo do Estado, a partir das respostas registradas pelas direções das escolas no diagnóstico estadual da infraestrutura escolar. Entre os relatos dos diretores, há desde questões mais simples, como problemas em tomadas, até problemas estruturais.
A deficiência elétrica em escolas foi apontada, na segunda-feira (10), pela secretária estadual da educação, Raquel Teixeira, como um empecilho para a instalação de aparelhos de ar-condicionado em mais salas de aula. Conforme a secretária, atualmente, 633 escolas estaduais contam com esses equipamentos de climatização.
Sobre os desafios para ampliar a climatização nas salas de aula, a Secretaria de Obras Públicas informou que, “no momento, não há como especificar quantas escolas precisam redimensionar a estrutura elétrica para suportar a instalação desses aparelhos”. A pasta afirmou ainda que “esse panorama será construído gradualmente, a partir de visitas técnicas e solicitações específicas encaminhadas pelas escolas”.
A SOP ainda destaca que a adoção da chamada “contratação simplificada” vai trazer, em 2025, “agilidade para atender às demandas das escolas”.
Leia a íntegra da nota da Secretaria de Obras Públicas (SOP):
"A Secretaria de Obras Públicas (SOP) informa que cerca de 800 escolas estaduais, de um universo de 2,3 mil, têm alguma demanda relacionada à rede elétrica. O dado foi extraído das respostas registradas pela administração das instituições de ensino na segunda edição do diagnóstico da infraestrutura escolar realizado pela secretaria no início do ano, quando os novos diretores tomaram posse. No momento, no entanto, não há como especificar quantas escolas precisam redimensionar a estrutura elétrica para suportar a instalação de aparelhos de ar-condicionado. Esse panorama será construído gradualmente, a partir de visitas técnicas e solicitações específicas encaminhadas pelas escolas. A definição de prioridades para o atendimento das demandas é feita em conjunto com a Secretaria da Educação (Seduc). Em 2025, com a implantação da contratação simplificada em todo o Rio Grande do Sul, a SOP terá agilidade para atender às demandas das escolas."