Uma pesquisa contratada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul aponta o perfil de consumo do caxiense na Páscoa deste ano. Mais de 86% dos entrevistados vão comprar doces e os ovos de páscoa lideram a preferência de 50% do público consultado. O ticket médio por produto ficou em R$ 44,50 e o levantamento apontou que a maioria das pessoas compra de dois a três presentes, o que representa 43% das respostas.
Em outro levantamento, feito com uma amostra dos associados, apontou 90% dos lojistas otimistas e esperando crescimento nas vendas ou o mesmo percentual do ano passado. A pesquisa contratada mostra que apenas 5% dos entrevistados não têm intenção de comprar na Páscoa.
Dos outros 95% que vão gastar na Páscoa, a maioria deixa a compra para a última hora e 43% ainda chegam indecisos na hora de comprar os presentes. Depois dos ovos de páscoa, 29% preferem os bombons, 11% as cestas de doces e 8% as barras de chocolate.
O presidente da CDL, Ivonei Pioner, destaca que havia uma expectativa que o levantamento mostrasse um percentual maior de interesse por outros presentes que não fossem os doces, o que não ocorreu. Só 18% dos consumidores pretendem comprar estes itens e apenas 5% vão adquirir roupas. O peixe também aparece em 67% das mesas dos caxienses na Sexta-Feira Santa.
Outra dado que permite uma leitura de melhora econômica é que 86% dos entrevistados pretendem comprar à vista. A maioria também declarou ter renda familiar entre dois e quatro salários mínimos.
— Se está optando por esta forma de pagamento, isso já significa uma condição para isso, o que pode mostrar uma melhora também do mercado de trabalho — destaca Pioner.
A pesquisa, contratada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL, foi produzida pela Mfischer, empresa de gestão de marketing de Caxias do Sul, com 427 pessoas dos bairros Centro, São Pelegrino, Rio Branco, Pio X, Cruzeiro, Fátima e Cidade Nova, durante o período de 7 a 10 de março.