O presidente da rede de lojas Elevato, Irio Piva, tem orgulho de dizer que em sua família de nove irmãos ninguém é empregado, todos são empreendedores. E está no âmbito familiar a receita de uma companhia destaque no cenário gaúcho no ramo de material de acabamento para a construção civil.
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Nascido em Cacique Doble, Piva nunca teve medo das dificuldades. Desde pequeno, precisava caminhar cerca de seis quilômetros todos os dias para ir à escola. O desejo de se aperfeiçoar fez com que ele se mudasse para Porto Alegre na adolescência. O primeiro emprego, que durou 11 anos, foi em uma grande rede de material de construção. Passando por vários cargos, desde empacotador até gerente de marketing, o descendente de italianos se considerava "o sujeito da cadeira ao lado", ou seja, sempre disponível e pronto para ajudar.
- Pensava como se fosse o dono da empresa, procurando tratar os clientes da melhor forma - recorda.
Com a experiência no segmento, Piva identificou uma oportunidade de negócio no final da década de 1980. Faltavam lojas especializadas em itens de acabamento de residências, como pisos, louças e metais.
A empresa começou com a aquisição da loja Bernardoni Azulejos, do árbitro de futebol Airton Bernardoni,
localizada na Avenida do Forte, na Capital. Piva investiu US$ 11 mil, metade à vista, e começou a pensar em uma nova marca. O nome tinha que ser em italiano, por causa de sua ascendência, não repetir o sobrenome da família, ser fácil e positivo. Após inúmeras consultas a um dicionário de italiano, separou oito opções e acabou chegando ao nome Elevato, que significa elevado, alto.
O empresário decidiu trabalhar com produtos voltados à classe média alta. O segmento, por coincidência, lhe trouxe a principal dificuldade da Elevato em 25 anos de história, comemorados em setembro. Em 1995, cerca de 60% dos produtos eram vendidos a construtoras da Capital, que intensificavam os lançamentos imobiliários. Uma crise atingiu algumas empresas, como a Encol, e os negócios sofreram um forte revés, fazendo Piva lembrar de um conselho:
- Meu pai sempre dizia que uma das coisas mais importantes é não perder o crédito.
Com base no relacionamento sólido mantido com fornecedores, a Elevato conseguiu ampliar prazos de pagamento e se reerguer. O empresário lembra que um dos fornecedores - de banheiras - concedeu crédito equivalente a um mês de faturamento.
O diferencial chinês
A Elevato cresceu nos anos seguintes a maior crise que enfrentou, na década de 1990. O segmento de porcelanatos recebeu atenção especial. Sabendo que a China tinha boas referências no produto, Piva contratou um chinês que morava em São Paulo para visitar fábricas naquele país. Do trabalho, saíram alguns dos principais fornecedores da empresa.
- Conseguimos um produto superior ao existente no mercado e com bom preço, pois eliminamos os intermediários - afirma.
Atualmente, a Elevato conta com sete lojas, quatro na Capital e as demais em Camaquã, São Lourenço do Sul e Pelotas. Em 2009, associou-se à Tapesul, de pisos e revestimentos. Também adquiriu uma franquia da empresa paulista Leo Madeiras, de insumos para marcenaria e indústria de móveis.
Para o próximo ano, deve concluir a reforma já em andamento na filial da Zona Sul de Porto Alegre, e projeta uma nova loja no Litoral, provavelmente em Xangri-lá. Rio Grande também está na mira da empresa.
Embora não exporte, a Elevato enviou produtos para fora do país, há 10 anos. Um grego que morava em Santana do Livramento abriu um hotel na Ilha de Creta e decidiu equipá-lo com a ajuda da loja.
- Foram cinco contêineres, um negócio de cerca de US$ 300 mil - recorda o empresário.
Perfil da empresa:
Fundação: setembro de 1988
Localização: Porto Alegre
Descrição: rede especializada em material de acabamento
Faturamento em 2012: R$ 63 milhões
Projeção de faturamento para 2013: R$ 74 milhões
Funcionários: 220
Principais produtos: cerca de 15 mil itens como revestimentos cerâmicos, carpetes, pisos laminados, louças, metais e banheiras
Principais clientes: arquitetos, engenheiros, designers, construtores e consumidores finais
Lojas: sete da Elevato, duas da Tapesul (Porto Alegre e Canoas), uma da Contento Móveis e uma da Leo Madeiras