A Gol Linhas Aéreas terá cinco dias a partir desta terça-feira para prestar informações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a falha em seu sistema de check in ocorrida durante a madrugada em terminais aéreos do Rio de Janeiro. Segundo avaliação preliminar da agência, o problema provocou longas filas de passageiros e atrasos em 20 dos 46 voos programados, dos quais 19 partiam do Aeroporto Internacional do Galeão um do Santos Dumont. Três voos foram cancelados. A Anac notificou a empresa aérea e pediu explicações.
Em nota, a Gol atribuiu a falha a um problema operacional que levou o check in a ser feito manualmente no início da manhã. A empresa informou que, devido às obras no setor A do Terminal 1 do Galeão, todo o atendimento passou a ser feito, desde o dia 25 de março até a madrugada de hoje, no setor B do aeroporto. De acordo com a companhia, a transferência do equipamento para a nova sala ocorreu entre a 1h50 e as 2h40 de hoje. Entretanto, a partir desse horário até as 3h45, foram registrados problemas na conexão das ligações. Segundo a Gol, a responsabilidade pelas redes de dados e de voz é da Infraero.
Como o problema persistiu, a Gol decidiu retornar o equipamento com os servidores para a sala anterior e ali os pontos de rede fornecidos pela administradora do aeroporto ficaram inoperantes até as 6h50. A Gol disse que os plantonistas da Infraero não conseguiram solucionar o problema e, às 7h, o equipamento voltou para a nova sala. A empresa informou que somente nesse momento a Infraero identificou que os pontos de rede estavam configurados de forma incorreta. A operação só foi normalizada às 8h15. A Gol nega problemas no Santos Dumont.
A Anac vai incorporar as informações fornecidas pela Gol ao processo de auditoria operacional em curso no órgão desde outubro do ano passado, devido a problemas similares observados em algumas companhias do setor. A agência recomendou à Gol que aperfeiçoe a solução de backup do sistema de check in para o atendimento aos passageiros, sob pena de sofrer restrições nas suas operações.
Os passageiros que se sentirem prejudicados devem procurar as respectivas companhias para reclamar seus direitos. Caso não sejam oferecidas soluções, os passageiros podem encaminhar reclamação à Anac pelo telefone 0800 725 4445 (ligação gratuita), em funcionamento 24 horas, e também à Justiça e aos órgãos de defesa do consumidor.
A Infraero ainda não comentou a nota da Gol.