Chega ao mercado neste mês o primeiro compacto da Toyota, produzido na recentemente inaugurada fábrica de Sorocaba, no interior paulista. Nas versões hatch e sedã e motores 1.3L e 1.5, ambos com 16V, o Etios vem para brigar no segmento mais concorrido do Brasil, o mesmo onde o Volkswagen Gol lidera por quase 30 anos seguidos. A montadora japonesa projeta a venda de 70 mil unidades por ano somando os dois modelos.
Na motorização 1.3, o Etios pode chegar à potência 84 cavalos abastecido com gasolina e 90 cavalos com etanol. No 1.5, a força máxima vai a 92 cavalos e 96,5, respectivamente. O compacto da Toyota utiliza transmissão manual de cinco marchas. Segundo a montadora, o hatch com o 1.3 acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 12,2 segundos e em 11,5 segundos com o 1.5, ambos com álcool.
Seguindo os conceitos de segurança da fabricante oriental, o Etios, tanto no hatch quanto no sedã, vem equipado com freio ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD), com exceção da versão de entrada. Além dos dois dispositivos, o carro conta com estrutura absorvedora de impactos. Em caso de colisão frontal, a energia absorvida da carroceria é dissipada por toda a estrutura reduzindo os efeitos no interior da cabine. A coluna da direção também tem um sistema de absorção de impacto.
Com o nome inspirado na palavra grega ethos - essência original -, o Etios tem o design baseado no conceito "simplicidade arrojada", e está em sintonia com as tendências atuais globais, misturando jovialidade com elegância. Conforme os projetistas do carro, a expressão sorridente do conjunto faróis e grade da frente é uma das características do modelo para passar uma impressão positiva. Nas laterais, a silhueta limpa mostra uma linha fluida que se inicia na parte inferior do capô, seguindo pelas colunas frontais anguladas até o aerofólio traseiro, localizado sobre o vidro na versão hatch.
O desenho das grandes lanternas tridimensionais, nos dois tipos de carroceria, inclui uma parte transparente e ostenta uma linha moderna, complementado pelo brake-light em LED. A extremidade do tubo de escape está direcionada para baixo, não interferindo com a aparência da traseira, assumindo um tom de discrição.
Preços
Hatch
1.3 R$ 29,99 mil
X 1.3 R$ 33,49 mil
X 1.3 com ar-condicionado R$ 36,19 mil
XS 1.3 R$ 38,79 mil
XLS 1.5 R$ 42,79 mil
Sedã
X 1.5 R$ 36,19 mil
X com ar-condicionado 1.5 R$ 38,89 mil
XS 1.5 R$ 41,49 mil
XLS 1.5 R$ 44,69 mil