Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Santander, Itaú Unibanco e Bradesco divulgaram as condições de renegociação de dívidas da primeira edição da Semana da Negociação e Orientação Financeira, que ocorrerá ao longo desta semana.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 261 agências bancárias de todo o Brasil funcionarão neste dia até as 20h, oferecendo orientação financeira a clientes e a possibilidade de negociar dívidas em atraso. A negociação também poderá ser feita nas demais agências do país, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais dos bancos e pela plataforma.
Confira como será o serviço de cada instituição financeira durante o movimento, de 2 a 6 de dezembro.
Banco do Brasil
Durante a semana de Negociação e Orientação Financeira, o Banco do Brasil (BB) dará descontos de até 92% na liquidação de dívidas e oferecerá prazos que podem chegar a 120 meses, além de até 180 dias de carência. O banco também oferecerá, promocionalmente, taxas de juros até 14% menores para as operações de renegociação.
Podem participar todos os clientes pessoa física que possuam operações de crédito vencidas com o BB, independentemente da faixa de renda e do tempo de inadimplência. Mais de 60 mil funcionários no país participarão da ação.
Além de mobilizar todos os seus pontos de atendimento no mutirão, o BB também abrirá 57 agências em horário estendido, das 10h às 20h, nas capitais e no Distrito Federal. Outra opção aos clientes é o atendimento digital pelo Portal de Renegociação de Dívidas e pelo aplicativo do BB.
Nesta semana, o Portal Solução de Dívidas do BB, acessível pela internet ou pelo aplicativo, ultrapassou a marca de 1 milhão de acordos negociados desde o seu lançamento, em setembro de 2014. O valor total corresponde a R$ 12,5 bilhões.
A plataforma digital permite consultar dívidas e, ainda, caso disponível, realizar a renegociação na hora, definindo quais contratos o cliente deseja renegociar, o prazo de pagamento e a data de vencimento das parcelas. Além disso, é possível gerenciar os acordos vigentes, verificar quantas parcelas já foram pagas, acessar a segunda via dos boletos para pagamento e reimprimir o termo de compromisso.
Caixa Econômica Federal
Os clientes da Caixa poderão buscar atendimento em uma das 4.103 agências do banco, nos caminhões da adimplência — no Rio Grande do Sul, estará em Pelotas — no horário padrão de atendimento e nos canais remotos de atendimento. Além disso, a Caixa abrirá uma agência em cada capital do país, em horário estendido até as 20h. A partir das 16h, o atendimento será exclusivamente ao público que deseja receber orientação financeira e renegociar suas dívidas.
Segundo a Caixa, na renegociação do crédito comercial, os clientes podem quitar dívidas que estejam em atraso há mais de um ano, com até 90% de desconto para pagamento à vista, de acordo com as características da operação. Podem ainda unificar os contratos em atraso e parcelar em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação vencida ou a vencer e efetuar a repactuação da dívida, com possibilidade de aumento do prazo.
As condições também englobam os contratos habitacionais. Uma das alternativas oferecidas compreende o pagamento de um valor de entrada e a incorporação do restante da dívida em atraso às demais prestações do contrato, permitindo que o cliente retome seu fluxo de pagamento mensal.
Para outro grupo de clientes, há possibilidade, após pagamento da entrada, de fazer acordo para pagamento de uma prestação por mês na data de vencimento, durante três meses consecutivos. Após esse prazo, as demais prestações que ainda estiverem em atraso serão incorporadas ao saldo do contrato.
Para o cliente que possui saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), outra opção é utilizar o recurso para reduzir em até 80% da prestação por 12 meses. Essa condição vale para clientes que apresentam até três parcelas do financiamento em atraso.
Segundo a Caixa, as condições variam de acordo com as características do contrato e o tipo de operação.
A renegociação pode ser feita por meio do site www.negociardividas.caixa.gov.br, via telefone e WhatsApp 0800-726-8068, nos perfis do banco no Facebook e no Twitter, APP Cartões Caixa, nos caminhões Você no Azul e nas agências. Na habitação, os clientes contam ainda com a possibilidade de renegociar a dívida pelo serviço Habitação na Mão do Cliente, nos telefones 3004-1105 (capitais), opção 7, ou 0800-726-0505 (demais cidades).
Santander
O Santander informou que a renegociação envolve descontos de até 90% no valor da dívida. Clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções nas taxas de até 20%. Já para acordos com atrasos acima de 60 dias, dependendo do caso, os descontos serão de até 90% no valor total da dívida.
As condições especiais serão válidas para as modalidades crédito pessoal, consignado, capital de giro, conta garantida, Santander Master, descontos de recebíveis e cartão de crédito nos canais de relacionamento do banco (aplicativo, central telefônica, portal de renegociação e agências). No período da campanha, o Santander também manterá algumas de suas agências abertas até as 20h para o atendimento, com orientação financeira, aos clientes.
Banrisul
O Banrisul destacou que oferecerá desconto sobre o total da dívida e nos juros, mas não informou quais serão os percentuais.
Em Porto Alegre, três agências do Banrisul terão horário estendido até as 20h, durante o período da iniciativa: agência Central (Rua Capitão Montanha, 177, Centro Histórico), agência no Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545, loja 1.281, Bairro Floresta), e agência no Praia de Belas Shopping (Avenida Praia de Belas, 1.181, loja 1.020 A).
No expediente bancário normal, as 516 agências do Banrisul localizadas no país estarão mobilizadas no atendimento de seus clientes. Os correntistas do Banrisul também podem regularizar os débitos pelo Portal de Solução de Dívidas e por meio do aplicativo Banrisul Digital, na função Resolva Dívidas em Atraso. No site do Banrisul, o cliente tem acesso ainda a orientações financeiras na área Crédito Consciente.
Itaú Unibanco
Os clientes do Itaú Unibanco poderão renegociar suas dívidas pelos diferentes canais de atendimento do banco. No período do Mutirão, 81 agências, nas 27 capitais do país, funcionarão em horário estendido, até as 20h.
Mas em todas — são mais de 4,7 mil — e também no site, aplicativo e na central telefônica, o cliente vai encontrar taxas reduzidas, a partir de 1,99% ao mês — nesse caso, para débitos com mais de 90 dias de atraso —, e prazo de até 30 dias para o pagamento da primeira parcela.
Quem for pessoalmente renegociar pode obter desconto de até 90% nas dívidas com atraso superior a um ano, ter a opção de pagamento da dívida renegociada em até seis vezes, com parcelas fixas, ou parcelamento em até 60 meses do valor devido.
Bradesco
O Bradesco participa do mutirão oferecendo prazos e taxas diferenciadas para a renegociação de dívidas. As condições serão estruturadas de acordo com o perfil de cada cliente (a instituição não informou taxas de juros ou prazos como parâmetro).
As agências e canais de atendimento estarão preparados para atender os clientes com alçada para negociar eventuais sugestões de condições para a renegociação dos pagamentos. O programa de orientação financeira será composto de cartilhas preparadas pela Febraban, que serão distribuídas nas agências, além de disponível nas mídias digitais do Bradesco.
Conforme o diretor executivo do Bradesco, Edson Moreto, a participação do banco tem como um dos objetivos dar tração à retomada do crescimento da economia brasileira.
Dívidas com bancos
Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a maior parte das dívidas (53%) em aberto no país está ligada a instituições financeiras. Já o comércio responde por uma fatia de 17% do total de dívidas. O setor de comunicação foi responsável por 12% das pendências e as contas de água e luz, por 10%.