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Assim que entendeu a gravidade do que acontecia, logo no primeiro dia de enchente, a AGCO – líder global em concepção, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão, com forte presença no Estado – começou a organizar uma série de ações de apoio aos gaúchos. Cerca de 200 colaboradores receberam US$ 2,5 mil de auxílio, além de tíquete de mercado dobrado, por um ano, kits para casa e material escolar.
Os primeiros movimentos tiveram como objetivo conter danos emergenciais. Por isso, a AGCO tratou de, rapidamente coletar, em todas as fábricas no Brasil, itens essenciais como alimentos, água, produtos de limpeza, roupas e material escolar, fazendo chegar a quem precisava. Com as operações aéreas focadas no resgate de pessoas, o envio das doações era feito, diariamente, por meio de caminhões que iam até as áreas afetadas.
– Diante de momentos desafiadores, a AGCO se reforça ainda mais em seus valores. Nosso compromisso com nossos colaboradores e com a comunidade é inabalável. Essa iniciativa é um reflexo do nosso desejo de reconstruir vidas e contribuir para um futuro mais promissor para todos – destaca a vice-presidente de Recursos Humanos da AGCO para a América do Sul e Business Partner Global para Massey Ferguson, Angélica Kanashiro.
Nesse contexto, as ações da AGCO não ficaram restritas aos colaboradores. As doações feitas por funcionários alcançaram toda a sociedade e, além disso, a empresa doou US$ 100 mil à BrazilFoundation – que se dedica a receber, organizar e distribuir recursos aos necessitados e também está empenhada na reconstrução do Rio Grande do Sul. Esse montante será aplicado em medidas de assistência humanitária e recuperação das comunidades afetadas.
Ainda que o número de atingidos seja quase incalculável, cada história carrega um rosto, um nome e muitos sonhos. Um dos beneficiados pelas ações da AGCO é Everson Luiz da Silva, 27 anos, que trabalha há três anos na empresa. Ele mora com a família no bairro Mathias Velho, em Canoas.
– O que a AGCO fez por mim, pela minha família, pelos meus colegas... Não sei se outras empresas fariam a mesma coisa, mas o que a minha empresa fez por mim me deixou muito feliz. Saber que eu não sou só um funcionário, mas uma pessoa importante para a empresa – afirma.
Apoio integral
Entre as ações implementadas está um canal de comunicação para colaboradores que necessitem de assistência imediata e um serviço telefônico de suporte emocional e psicológico, disponível 24 horas por dia. Também estão sendo feitos mapeamentos de saúde e triagem psicossocial para todos os colaboradores que foram atingidos direta ou indiretamente.
Quem teve contato com a água da enchente também recebe acompanhamento médico, além de serviços gratuitos de assistência jurídica para famílias que precisam equacionar questões legais e burocráticas decorrentes das adversidades. Tudo é financiado por fundos de doações nacionais e internacionais, a fim de garantir que as comunidades recebam o apoio necessário para retomarem suas vidas com dignidade e segurança.
– Nosso compromisso é proporcionar alívio e suporte contínuo a todos os afetados por essa tragédia, reforçando o espírito de cooperação e solidariedade em momentos de necessidade. Acreditamos no poder de reconstrução do povo gaúcho e estamos investindo o que for necessário para que a nossa força de trabalho também esteja amparada e fortalecida para essa retomada – garante o gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul, Rodrigo Junqueira.
Mutirão solidário
O senso de solidariedade é sentimento e ação genuína dos colaboradores, que se dedicam ao trabalho voluntário para ajudar na limpeza das ruas e casas. Esse trabalho começou no dia 8 de junho, focado na retirada de entulhos com tratores da Massey Ferguson, uma das marcas do grupo AGCO. Já foram limpas 350 casas de colaboradores, familiares e vizinhança, com quase duas toneladas de entulhos recolhidos.
– Não estamos trabalhando com a coleta de entulho. Estamos coletando a história, a vida das pessoas – ressalta a engenheira ambiental da fábrica da AGCO em Canoas, Raquel Lima.
Um dos locais mais afetados pela enchente foi o bairro Mathias Velho, de Canoas. Dos cerca de 100 mil habitantes, 95% tiveram as casas atingidas.
– Os voluntários da AGCO começaram ajudando o pessoal na comunidade desde o começo, quando as famílias não tinham água, não tinham alimento – lembra o morador Hélio Vieira Machado.
Em todas as frentes
Situações dramáticas como a que o Rio Grande do Sul enfrentou exigem ampla mobilização de toda a sociedade. Ciente do tamanho do problema, a AGCO abriu o leque de ações para contemplar o maior número possível de desafios. As doações já somam mais de 1,6 mil toneladas, além de 83 mil refeições, levadas a abrigos e instituições. Elas foram preparadas em um dos únicos setores que não foi paralisado durante a enchente: o refeitório, justamente para atender a comunidade e os funcionários.
Os tratores também foram empregados no apoio aos atingidos. Eles foram disponibilizados para entidades como a Cruz Vermelha e a Federarroz, ajudando no escoamento de água e no resgate de pessoas e equipamentos. A AGCO também auxiliou na remoção de entulho e desobstrução de acessos, com máquinas que contam com lâmina traseira e concha carregadeira.
Já os produtores rurais contam com apoio via contato telefônico, orientando sobre seguro dos maquinários, apoio no recolhimento de equipamentos danificados e deslocamento até oficinas. A orientação sobre máquinas que ficaram submersas, incluindo condições especiais para a recuperação e desconto em peças genuínas AGCO Parts também são uma forma de ajudar na retomada.
Os descontos são aplicados para toda a linha de máquinas das marcas AGCO, como tratores, pulverizadores, colheitadeiras, plantadeiras, enfardadoras e demais implementos atingidos pela enchente, além de descontos em lubrificantes, filtros, produtos para tratamento de diesel e limpeza e taxa zero no financiamento de revisões, manutenções e reformas acima de R$ 20 mil.