Estabelecidos em uma região fumageira, mais precisamente na cidade de Cristal, Rosa Maria Harthmann da Silva, juntamente com seus filhos, Stefani e Tales, se dedicavam à plantação de fumo. No entanto, após uma viagem à Serra Gaúcha, Rosa conheceu de perto o cultivo de morango e o estalo para mudar de negócio foi dado.
Para obter recursos financeiros, principalmente para a construção das estufas para as frutas, Rosa contatou uma cooperativa de crédito em 2021. Foi então que o gerente da sua conta indicou o Sebrae RS. A primeira visita ocorreu no próprio estabelecimento, com intuito de identificar melhorias na gestão empresarial.
– Nesse momento iniciou-se uma parceria que deu certo e, até hoje, colhemos bons resultados dessa conexão – recorda a analista de Relacionamento com Clientes do Sebrae RS, Bruna Sbardelotto.
No começo, o Morangos da Rosa tinha foco apenas na venda in natura. Aos poucos, a produção aumentou e foi preciso pensar em alguma alternativa para dar conta de armazenar tantas frutas. Foi então que surgiu a ideia de produzir geleias artesanais. Junto a isso, ficou a dúvida: como vender esse tipo de produto?
Rosa e seus dois filhos, que também são sócios na empresa, iniciaram o relacionamento com o Sebrae RS por meio da aplicação do Diagnóstico Empresarial para maximizar os pontos fortes e minimizar problemas. Além disso, participaram do Programa de Inovação (Brasil Mais) para criação de mais sabores de geleia e entrada em novos mercados para a comercialização.
Outras iniciativas também contribuíram para o negócio prosperar. A empresária fez uma consultoria Sebraetec – um produto do Sebrae que conecta os pequenos negócios a uma rede de serviços tecnológicos. Nesta etapa, foi feito o design das embalagens das geleias, para modernizá-las e deixá-las mais atrativas visualmente.
Desta forma, o Morangos da Rosa foi de quatro para mais de 28 sabores de geleias. Todas as novas criações foram pensadas em produtos que não eram tradicionais no mercado como: geleia de cerveja, de espumante, de vinho, entre outras.
Para a analista do Sebrae RS, o maior resultado atingido foi posicionar os produtos da empresa no mercado. Segundo ela, isso fez com que a Rosa entendesse seu papel de empreendedora, sendo mais assertiva em suas decisões.
– Esse posicionamento no mercado fez com que ela acreditasse que a inovação deve ser constante e que o empreendedorismo pode transformar a vida de uma pessoa, de uma família, de uma empresa e de uma comunidade – salienta.
Bruna ainda destaca o papel dos especialistas do Sebrae RS:
– Esse olhar de fora é muito importante para aumentar a lucratividade ou o acesso a novos mercados, pois promovemos muitas conexões com empresas e parceiros. Além disso, estimulamos a inovação, pois é um caminho para mudar pessoas, processos e produtos, impactando positivamente nos negócios.
Desde 2021, Rosa busca ampliar o seu conhecimento na gestão do seu negócio. Recentemente, participou da Rodada de Negócios na Fenadoce e pode apresentar seu produto para mais de 50 empresas do Estado.
– O Sebrae RS é um grande parceiro, enxerga nossa capacidade e alavanca nosso negócio. A ideia é continuar avançando – frisa.
E os planos da empresa não param por aí. Na Expointer, o Morangos da Rosa deve lançar a geleia sabor erva-mate. Além disso, a empresa também aposta no turismo rural e planeja, para novembro, abrir a sede do negócio, no município de Cristal. O intuito é que os visitantes possam tomar um café colonial e desfrutar de todos os hábitos de uma vida no campo.