Um crescimento de 35% de vendas no período de um ano após adotar mudanças de gestão, estratégias de comunicação e fidelização de clientes surpreendeu os proprietários da Duka Soluções em Madeira. O resultado expressivo alcançado pela empresa localizada em Guaíba, contou com o apoio dos serviços do Sebrae RS.
Para alcançar essa conquista, a jornada da empresa iniciou em 2014, quando o casal Eduardo Lague de Souza (Duka) e Luciana Souza montaram o empreendimento na garagem de casa, em Barra do Ribeiro. No ano seguinte, tiveram o primeiro atendimento do Sebrae RS, que ajudou a organizar o fluxo de trabalho na marcenaria e deu suporte na área administrativa.
Porém, o ano da mudança foi em 2021, quando ambos os sócios resolveram trocar os equipamentos e trabalhar com uma linha de móveis planejados sob medida em MDF. A analista e consultora de Relacionamento com Cliente do Sebrae RS, Caroline Soares Freitas, recorda que, além da reestruturação da gestão estratégica e comercial, a empresa tinha equipamentos de grande valor parados, sem gerar faturamento. Para isso, foi sugerida a consultoria de processos e OKRs (metodologia de gestão) em que foram inseridos programas de qualificação, sendo um deles o Qualifica Guaíba, uma parceria entre a instituição e a multinacional fabricante de celulose, CMPC, com sede na cidade.
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– Neste programa, eles tiveram a oportunidade de participar de cursos e workshops voltados para a atitude empreendedora, finanças, sustentabilidade e vendas – comenta a consultora.
Nesse tipo de caso, a analista recomenda que o empreendedor esteja atento aos canais do Sebrae RS (site, Instagram e plataforma UNIO) em que são divulgadas inúmeras possibilidades e oportunidades. Tanto de oficinas e produtos gratuitos, quanto feiras, eventos, missões empresariais e programas mais robustos e segmentados para cada área de mercado.
Para Souza, o atendimento do Sebrae RS surpreendeu em vários momentos. Todas as vezes que necessitam de um auxílio, havia uma equipe qualificada para dar o atendimento no processo. Para isso, foi fornecido um suporte facilitador para a empresa, visando a maior produção e agilidade no desenvolvimento de móveis.
– Na parte administrativa, o Sebrae RS esteve presente orientando como devemos gerir o negócio e realizar a organização dos fluxos de caixa. Tudo com o intuito de facilitar o nosso trabalho – complementa o empresário.
Um dos principais resultados dessas consultorias foi a troca do nome da marca. Segundo o sócio da empresa, isso aconteceu porque estavam com novas frentes de trabalho na área externa, com decks e pergolados em construção. Porém, sem alavancar as vendas.
– Parecia que estávamos em um momento em que as pessoas que viam o nosso trabalho eram sempre as mesmas. Estávamos vivendo em uma bolha e não conseguíamos atingir novos clientes nas mídias sociais – relata.
Foi aí que entrou em ação um consultor do Sebrae RS, que constatou que a nomenclatura da empresa, a “Duka Moveis Rústicos e Restaurações”, estava criando uma espécie de “barreira” na procura do produto ou serviço. Quem acessava as mídias sociais e procurava por um serviço ao deck, por exemplo, não identificava todos os tipos de assistência fornecidos pela empresa.
– Foi então que mudamos para “Duka Soluções em Madeira”, demonstrando assim um maior leque de opções em serviços aos nossos clientes – recorda.
Após esses avanços, a empresa continuou no Programa Qualifica Guaíba, que auxilia os empresários locais no atendimento às grandes indústrias. Segundo Duka, isso ajudou a compreender mais sobre o setor corporativo de outras instituições como hospitais, escolas e shoppings.
Para os próximos anos, os planos da Duka Soluções em Madeira é adquirir novos equipamentos para um maior atendimento de qualidade aos clientes. Além disso, em um breve futuro, a ideia é automatizar diversos processos da marcenaria com softwares adequados para os serviços.
– Isso dará mais agilidade em todo o nosso processo, além de menos desperdício de material. Ou seja, vai otimizar tempo e agregar qualidade ao nosso atendimento – finaliza o empresário.