O príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, distribuíram comida a moradores de Los Angeles que vivem com doenças graves nesta quarta-feira (15). O casal, que se mudou para a cidade no mês passado, se ofereceu para atuar em conjunto com o projeto Angel Food no domingo de Páscoa e voltou a ajudar na entrega de alimentos não perecíveis a pessoas em situações de vulnerabilidade no meio da semana.
Em entrevista ao ET Online, o diretor executivo do projeto, Richard Ayoub, contou que eles entraram em contato com a instituição depois de saber que seus motoristas estavam "sobrecarregados" e precisavam de suporte durante o período de distanciamento social em função da pandemia de coronavírus. Somente no mês passado, mais de 400 novas pessoas se inscreverem para receber serviços da organização.
— Eles nos disseram que ouviram que nossos motoristas estavam sobrecarregados e queriam se voluntariar para diminuir a carga de trabalho deles — disse Ayoub.
O diretor do projeto explicou ainda que o casal seguiu rígidas medidas de prevenção, usando máscaras e luvas, além de ter mantido a distância física recomendada entre as pessoas.
O projeto Angel Food foi fundado no auge da crise da Aids em 1989 para fornecer alimento e amparo àqueles que sofrem com a doença. Desde então, a organização passou a atender milhões de pessoas que sofrem de uma ampla gama de doenças com risco de vida. Atualmente, a organização sem fins lucrativos cozinha e entrega mais de 600.000 refeições nutritivas por ano em Los Angeles.
Essa foi a primeira instituição de caridade apoiada publicamente por Harry e Meghan desde a sua mudança para a Califórnia. O casal está agora em quarentena com seu filho, Archie, que faz um ano no próximo mês.
O casal também doou £ 90.000 (cerca de R$ 585 mil) para a instituição britânica Feeding Britain, uma ONG que combate a fome no Reino Unido, para apoiar os esforços de manter as populações vulneráveis alimentadas durante a pandemia. O valor é parte do lucro que obtiveram com a transmissão de TV de seu casamento, em maio de 2018.
Neste mês, Meghan e Harry também anunciaram o lançamento de sua nova fundação de caridade intitulada Archewell, que substituirá a marca Sussex Royal. Os planos para o projeto ainda incluem um site e o compartilhamento de "materiais de educação e treinamento" por meio de filmes, podcasts e livros.