Em março, a marca de cervejas Heineken anunciou as garrafas long necks retornáveis e de que a Região Sul seria a escolhida para iniciar a ação de venda. Inicialmente, os produtos seriam destinados apenas a bares e restaurantes parceiros da marca. Mas, neste mês, o Brasco foi escolhido como o primeiro mercado do mundo a vender a novidade.
Sustentabilidade sempre foi um pilar muito importante para o Brasco. Arthur Bolacell, sócio da marca, conta que, desde o início do mercado, o cuidado com o meio ambiente sempre foi uma preocupação e, até hoje, todos os resíduos têm o destino correto. Em 2022, apenas a loja do Bom Fim, a mais recente, enviou 16 mil kg de vidro para a reciclagem.
— É um sentimento de muito orgulho em ser o primeiro mercado do mundo. Primeiro, porque a Heineken sempre foi uma marca que a gente vendeu muito no Brasco, e segundo porque a sustentabilidade é uma questão que a gente bate muito — comenta o sócio.
As long necks retornáveis começaram a ser vendidas no último sábado (22), na loja do Bom Fim. Espalhados pelo mercado, há recipientes para o descarte correto das garrafas. Além disso, Arthur ressalta que toda a equipe do mercado foi treinada para incentivar que o cliente, mesmo que compre para levar para casa, retorne as garrafas nos pontos do mercado. A logística reversa é toda feita pela própria Heineken.
Nas retornáveis, o vidro é mais espesso e maior, para facilitar o transporte e o consumo, as tampas abrem apenas com abridor e há um selo prata para mostrar que aquela garrafa será reutilizada. Mas, o valor de venda segue o mesmo de R$ 10,90.
— O cliente do Brasco curte muito essas novas ideias e é uma galera que segue os mesmos valores e apoia muito, então, tem sido muito bem aceito — conta Arthur.
O teste será feito apenas na loja do Bom Fim, mas a expectativa é de levar para as demais unidades do Brasco em breve.
ESPAÇO BRASCO
Av. Fernandes Vieira, 286, no bairro Bom Fim
@mercadobrasco