Foram conhecidos na manhã desta quinta-feira (1º/3) os indicados ao Prêmio Açorianos de Dança referente aos espetáculos que estiveram em cartaz em 2017. A realização é do Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de entrega marcada para o dia 25 de março, às 19h30min, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre.
Entre os espetáculos mais indicados, estão Atma, Vincent, Pequenices: Mini Peça Viajante de Dança, O Feminino Sagrado, Sopros, O Sentido se Sente com o Corpo e Retalhos.
O júri do Açorianos de Dança conta com os seguintes nomes: Neca Machado, Paula Finn, Fernando Muniz, Roberta Malheiros, Carlos Neto, Clarice Alves e Paula Amazonas.
Veja a lista completa dos indicados:
Espetáculo
- Atma
- Vincent
- Pequenices: Mini Peça Viajante de Dança
- O Feminino Sagrado: Um Olhar Descendente Da Mitologia Africana
- O Sentido se Sente com o Corpo
Direção
- Carol Martins, Juliana Coutinho e Renata Ibis (Atma)
- Verônica Prokopp e Daniel Aires (Vincent)
- Fernanda Bertoncello Boff (Pequenices: Mini Peça Viajante de Dança)
- Iara Deodoro (O Feminino Sagrado: Um Olhar Descendente da Mitologia Africana)
Bailarino
- Elias Junior (Retalhos)
- Rubens Tavares (Retalhos)
- Mariano Neto (Sopros)
- Samuel Rodrigues (Sopros)
- Felipe Resende (Vincent)
Bailarina
- Letícia Paranhos (Sopros)
- Andressa Pereira (Sopros)
- Juliana Coutinho (Atma)
- Sissi Betina Venturin (O Sentido se Sente com o Corpo)
- Emanoelle Santos (Quer Saber Quanto Custa uma Saudade?)
Coreografia
- Juliana Coutinho (Atma)
- Elias Júnior , Gabriely Souza, Rubens Tavares, Bruno Malavolta (Retalhos)
- Ivan Motta (Sopros)
- Daniel Aires, Fellipe Resende, Richard Salles, Verônica Prokopp (Vincent)
- Iara Deodoro, Edjana Santos Deodoro e Taila Souza (O Feminino Sagrado: Um Olhar Descendente da Mitologia Africana)
Cenografia
- Renata Ibis (Atma)
- Cubo1 Cia de Arte (Vincent)
- Natália Bandeira e Luís Cocolichio (Pequenices: Mini Peça Viajante de Dança)
- Silvia Chaves (Quer Saber Quanto Custa uma Saudade?)
- Marco Buffon e Diãne Sbarbelotto (Paixão pela Dança)
Iluminação
- Mirco Zanini (Atma)
- Verônica Prokopp (Vincent)
- Gabriel Martins (Pequenices: Mini Peça Viajante de Dança)
- Kyrie Isnardi (Retalhos)
- Karrah Iluminação (Quer Saber Quanto Custa uma Saudade?)
Figurino
- Carol Martins, Juliana Coutinho e Renata Ibis (Atma)
- Neusa de Oliveira, Luciano Santos (Vincent)
- Anderson Luiz de Souza (Pequenices: Mini Peça Viajante de Dança)
- Malu Oliveira (Paixão pela Dança)
- Luis Augusto Lacerda (O Feminino Sagrado: Um Olhar Descendente da Mitologia Africana)
- Vera Lúcia Machado (Baila Melancia)
Trilha sonora
- Julius Rigotto, Carol Martins, Juliana Coutinho e Renata Ibis (Atma)
- Maestro Marco Farias (O Feminino Sagrado: Um Olhar Descendente da Mitologia Africana)
- Jorge Peña e Duda Cunha (O Sentido se Sente com o Corpo)
- Bruno Angelo e Andrea López (Pequenices: Mini Peça Viajante de Dança)
- Elias Júnior (Retalhos)
Produção:
- Carol Martins (Atma)
- Iara Deodoro (O Feminino Sagrado: Um Olhar Descendente da Mitologia Africana)
- Coletivo Âmago (O Sentido se Sente com o Corpo)
- Fabricio Sortica e Fernanda Bertoncello Boff (Pequenices: Mini Peça Viajante de Dança)
- Rococó Produções Artísticas e Culturais (Baila Melancia)
Destaque em Balé
- Rony Leal, pela ideia e concepção do projeto de recital Rony Leal - Les Grands Pas de Deux Classiques, que reuniu e deu destaque às diversas escolas de balé da cidade
- Alexandre Rittmann, pela atuação como professor na manutenção e profissionalização dos bailarinos que atuam na cena clássica
- Gabriela Hauqui, pela atuação artística e técnica no pax de deux de Gisele no Recital Rony Leal
- Carlla Bublitz, pelo fortalecimento no intercâmbio de bailarinos no cenário internacional
Destaque em sapateado
- Glenda Duarte, pela qualidade artística do espetáculo O Verso do Avesso e pela realização do evento POA Tap
- Gabriela Santos, pela divulgação do segmento do sapateado em Porto Alegre, por sua qualidade técnica e artística e pelo trabalho de formação e difusão do tap nas Escolas Preparatórias de Dança na periferia da capital
- Leonardo Dias, pela excelência técnica como intérprete e criador
- Laboratório da Dança, pelo caráter de referência na formação do tap em Porto Alegre
- Escola de Dança Karin Ruschel, pelo trabalho de formação e pela participação nos eventos de dança, divulgando o tap na cidade
Destaque em flamenco
- Ana Medeiros, pela criação de um novo núcleo de flamenco na cidade e pela originalidade e criatividade na criação dos espetáculos Ay Mi Amor! e Casino de Sevilla
- Flamenco por Aí, pela qualidade na geração de conteúdo e na divulgação das produções de flamenco na cidade
- Luana Jacociunas Rubin, pela qualidade técnica e artística na atuação como bailarina
- Bianca Benevenutto, pela consolidação do trabalho da Palo Santo e da grife Señora e pela criação de novo espaço físico dedicado à arte flamenca na cidade
- Gustavo Rosa, pela qualidade artística como músico flamenco e pela contribuição permanente para com os diversos grupos e companhias de flamenco da cidade e do Brasil
Destaque em dança do ventre
- Stars Belly Dance Brasil, pela realização e divulgação de um evento de âmbito nacional na cidade
- Grupo Oriental Beat, por sua contribuição musical para a cena da dança oriental em Porto Alegre
- Fernanda Zahira Razy, pelo trabalho de pesquisa corporal em dança do ventre e tribal
- Karine Neves, pela qualidade técnica e artística das coreografias apresentadas durante o ano
- Cia. de Artes de Porto Alegre, pela abertura de espaço para aulas e shows de dança do ventre e tribal na cidade
Destaque em danças urbanas
- Retalhos, pela qualidade técnica do espetáculo, inovação coreográfica e pela releitura contemporânea das danças urbanas
- Juan Chi, pela criação da coreografia Scandal, que trabalha a diversidade de gênero, e pelo seu trabalho como referência e difusão do Vogue e da cena queer em Porto Alegre
- Rubens Tavares (Binho), pela qualidade como bailarino e também pela inovação coreográfica no espetáculo Retalhos, trazendo uma releitura do breaking.
- Vinnicius Oliveira, pela qualidade técnica e criação da coreografia Hands Control
- Restinga Crew, pelo trabalho social que envolve os bailarinos do grupo, mães e crianças da comunidade trazendo a dança para diversos espaços públicos
Destaque em dança contemporânea
- Ninho – Escola de Dança Contemporânea, pela iniciativa de abertura de um novo espaço de acolhimento e formação para artistas da dança em Porto Alegre
- Diversos Corpos Dançantes/Carla Vendramin, pelo Projeto de Extensão do Curso de Graduação em Dança da UFRGS, que propõe a inclusão e integração de diversas pessoas, seus corpos e experiências na criação em dança contemporânea
- Roberta de Savian e Alessandro Rivelino, pelas dissertações IS@.Coreo: Processos de Mediação/Interação tecnológica de uma bailatriz latino-americana e Fratura Exposta, desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, por suas contribuições na interação entre a prática artística e acadêmica
- Cubo 1, pelo trabalho de pesquisa e produção do espetáculo Vincent
- Jessé Oliveira, pela direção da Casa de Cultura Mario Quintana, por receber e apoiar diversos artistas e grupos de dança contemporânea na cidade
Destaque em jazz
- POA Jazz, pela importância e abrangência do evento, na promoção, formação, difusão e troca de experiências entre as diversas escolas e profissionais do jazz na cidade de Porto Alegre
- Laboratório da Dança, pelo trabalho de formação continuado, pela promoção de diversos eventos e iniciativas na área de pesquisa do Jazz na cidade
- Fernanda Sesterheim, pela atuação como professora e coreógrafa na formação de novos bailarinos de jazz
- Igor Zorzella, pela qualidade técnica, artística e criatividade como coreógrafo
- Anette Lubisco, pela atuação acadêmica e de pesquisa na área do jazz em Porto Alegre
Destaque em danças folclóricas e étnicas
- Fórum de Danças Étnicas e Ensino, pela contribuição na discussão e ampliação do conhecimento das danças étnicas na cidade
- 20ª Alma Cigana, Ritos, Cantos e Magia, pela difusão e valorização da cultura cigana e pela manutenção do movimento na cidade
- Baila Melancia, pela proposta do espetáculo, que propõe um novo olhar sobre a tradição gaúcha
- Brasileirada, pelo trabalho de manutenção e divulgação da dança brasileira
- Lá vai Maria, pelo trabalho de pesquisa, vivência e divulgação dos ritmos brasileiros pouco conhecidos nos centros urbanos
Destaque em dança de salão
- Projeto Pescar/Unidade Procempa, pela concepção pedagógica do projeto que, em 2017, oportunizou o contato com a dança de salão no ambiente de formação profissional, através da parceria com o grupo Nós Dança de Salão
- Dança para o Futuro, pelo trabalho pedagógico que oportuniza, através da dança de salão, um espaço de compartilhamento, troca de experiências e integração entre a Escola Gafieira Club e as crianças da comunidade local
- Tango no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, por promover a integração entre a comunidade e a cultura tangueira, oferecendo, desde 2012, um espaço para a prática da dança de forma aberta e gratuita
- Cleber Borges e Mariana Motta Pessin, pela qualidade técnica e artística da dupla que representou o Brasil no Festival e Mundial de Tango de Buenos Aires em 2017
- Las Wuenísimas, pelo desenvolvimento do projeto que integra os estilos cubano e americano da salsa e baseia-se em conceitos de autonomia, liberdade, criatividade, conexão, empoderamento e protagonismo da mulher
Destaque em novas mídias
- Alegoria do Veado Ferido, pela originalidade do conceito desenvolvido a partir das obras de referência, executado com qualidade técnica e artística
- Pequena Parte, pela originalidade na exploração do espaço e movimento com qualidade estética e técnica
- Esconde-esconde, por ser o resultado de um processo de trabalho em que os próprios alunos exploram o movimento e as mídias envolvidas
- Ballet Concerto, pela coerência entre o espaço e o movimento executado com qualidade técnica e artística
- Um Olhar Através de, pela qualidade técnica e artística do vídeo na tradução dos elementos que compõem o espetáculo, apresentando coerência entre conceito e estética
- Everybody Dance, pela integração da dança ao espaço urbano, explorando o uso do neon para destacar o movimento, com qualidade artística
Destaque em projeto de formação e difusão em dança
- Escola Circo Híbrido, pela qualidade do trabalho, diversidade de atividades oferecidas, pela qualidade técnica e artística na integração entre dança e circo
- Oficina de Danças Urbanas, pela abrangência, pelo público que atende e pela garantia de amplo acesso às danças urbanas, realizando trabalho em creches, associações, escolas e diversas comunidades
- Dança Moderna de Martha Graham, pelo trabalho de resgate e valorização da tradição da dança moderna na cidade