Carro-chefe do comércio de Páscoa do Mercado Público de Porto Alegre, as peixarias tiveram uma queda de 50% nas vendas em comparação a anos anteriores, segundo a Associação do Comércio do Mercado Público. Até a tarde deste sábado (11), foram comercializadas 130 toneladas de peixe.
— Parece bastante, mas é metade do que venderia nessa época — diz a presidente da associação, Adriana Kauer.
O número contabiliza tudo o que foi vendido nas duas últimas semanas pelas bancas de peixe. A queda brusca provocada pelo distanciamento social adotado em razão do coronavírus desestimulou os comerciantes. Na tarde deste sábado, apenas uma peixaria estava funcionando.
A circulação no prédio histórico também foi menor do que o esperado. Ao longo do dia, não chegou a atingir 20% da capacidade, número máximo permitido pelo decreto de distanciamento social.
— O movimento está bem parado. Hoje não teve fila em nenhum momento. Quem trabalhou mais foram as lojas que vendem chocolate — contou Adriana.
Durante a semana, houve filas à espera da abertura do Mercado Público, ponto tradicional para busca de pescados. O atendimento na Semana Santa teve início às 7h30min, mas a movimentação ao redor da construção centenária começava por volta das 5h. Neste sábado, o comércio no local funcionou até as 18h30min.