Com a proximidade das festas de final de ano, os gaúchos se preparam para curtir os feriados prolongados no Litoral Norte. Antes do início desta movimentação intensa, repórteres, fotógrafos e motoristas colocaram o pé na estrada para conferir como está a situação das rodovias que ligam Região Metropolitana e Serra às praias.
Durante os dias 26, 27, 28 e 29 de novembro e 2 e 3 de dezembro, as equipes percorreram oito estradas para antecipar o que os motoristas encontrarão no caminho para o litoral. Nesta parte da série de reportagens, veja como estão as condições da RS-040 em cinco aspectos: pavimentação, geometria, sinalização, limpeza e serviços.
Pavimentação
A pavimentação da RS-040 não chega a comprometer a viagem, apesar de possuir algumas rachaduras e desníveis ao longo do percurso. O asfalto está mais danificado nas proximidades da obra do viaduto sobre a RS-118, até pela circulação de máquinas pesadas. Entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal também há rachaduras e frisos no asfalto. Na semana em que a reportagem circulou pela rodovia, equipes terceirizadas realizavam obras de recuperação do pavimento entre os km 33 e 36, em Águas Claras.
Geometria
A maior dificuldade da RS-040 é a ausência de acostamento, o que provoca congestionamento quando ocorrem acidentes ou panes em carros. Até Águas Claras, o acostamento é usado como pista auxiliar, o que implica em confusão, já que veículos pesados precisam circular pela pista da esquerda. Em Balneário Pinhal, no km 94, a areia das dunas estava bloqueando parte da única pista no sentido Litoral-Porto Alegre no dia em que a reportagem esteve na rodovia.
Em Viamão, enquanto o viaduto sobre a RS-118 não é concluído, os motoristas precisam desviar por cerca de 1,5 quilômetros por dentro do perímetro urbano - o que provoca congestionamento.

Sinalização
A sinalização é uma das maiores virtudes da rodovia. A vertical possui diversas placas, principalmente até Águas Claras, com indicação por quilometragem e parada - como os moradores da região se orientam. A pintura também está em dia, com divisões de pista e acostamento claras.
Limpeza
A grama estava alta em alguns pontos, mas sem cobrir a sinalização em nenhum trecho. No dia em que a reportagem circulou, havia serviço de roçada em Viamão. Já em Capão da Porteira e Capivari do Sul, havia acúmulo de lixo nas poucas lixeiras existentes às margens da rodovia. A reportagem encontrou pneus, lixo residencial e até mesmo um travesseiro.

Serviços
Para serviço de guincho, o motorista precisa ligar para 198. Para emergência, a rodovia tem duas ambulâncias.
Contraponto
O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Urbano Schmitt, reforça a promessa de entregar um dos viadutos da RS-040 até o Natal, o que irá liberar o fluxo no entroncamento com a RS-118. Ele diz que as chuvas entre setembro e novembro atrasaram as obras, que não será totalmente concluída nesse prazo, ficando o segundo viaduto para o próximo ano. Sobre o asfalto, Schmitt considera estar em boas condições, mas diz que melhorias estão sendo feitas para deixá-lo em ótimas condições, assim como a sinalização.
Em relação ao acostamento, por sua vez, afirmou que é um problema histórico da rodovia, que deveria ser projetado a longo prazo. Por fim, ele considera o maior problema da RS-040 o baixo efetivo para a fiscalização e o abuso por parte dos motoristas, que insistem em trafegar em pontos proibidos.