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Em uma cidade movida pela indústria, Gustavo Guertler enxergou oportunidade em um ramo diferente. Há 11 anos, o jornalista abriu uma editora de livros em Caxias do Sul, na Serra. Mais do que um ramo promissor de negócios, era a chance de causar impacto na comunidade em que cresceu. Como? Com as histórias que conta na Belas Letras.
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Antes de se tornar empresário, Guertler atendeu por quatro anos em livrarias da cidade. Ao perceber que assuntos menos convencionais e ligados a criatividade atraíam muitos leitores, teve a ideia que mudou sua vida. Em 2008, lançou uma coleção de livros infantis — uma das primeiras sobre futebol no Brasil. Vendeu 50 mil exemplares. Graças aos bons resultados, foi possível garantir capital para a empresa e investir na publicação de outros livros.
— Isso pode te desafiar. Por que eu não posso contribuir e trazer uma outra visão para que a comunidade prospere? Porque se todo mundo sair ou se todo mundo tiver uma visão só a gente nunca vai evoluir — afirma o editor.
Atualmente, a editora Belas Letras tem oito funcionários, e a principal fatia de mercado vem das vendas em plataformas digitais, que representam 56% do faturamento anual de R$ 3,7 milhões, enquanto o mercado tradicional de livrarias responde por 29%.
Além destes bons resultados, o reconhecimento externo também veio. Em 2019, a empresa recebeu o Prêmio Nacional de Inovação do Sebrae. A editora foi a única empresa gaúcha premiada entre mais de 1,7 mil avaliadas no Brasil. No momento, trabalha em um projeto de cursos online para ajudar pessoas interessadas em escrever livros a desenvolverem suas ideias. O desenvolvimento do lado empresário não tirou de Guertler o ideal que o impulsionou desde o começo.
— Sempre foi esse propósito, né? Transformar a vida das pessoas através de histórias. A gente procura levar a inspiração para que você mesmo transforme sua vida. Encaramos os nossos livros como ferramenta de mudança nas pessoas — conta.
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E com essa mesma visão, criou um projeto que já alcançou milhares de pessoas. É o Compre 1, Doe 1. A iniciativa já foi adotada por grandes indústrias ao redor do mundo, em que a cada produto vendido, um é doado. Na Belas Letras, funciona assim: quando um cliente compra um livro pelo site, ganha outro. Mas essa é uma surpresa revelada só no momento em que a pessoa abre a encomenda. Na embalagem, vai uma carta com dicas do que fazer com o livro doado: "Pegue este livro e o leve a alguém. Leia-o para alguém, conheça um hospital que faz um trabalho com crianças carentes, um orfanato, uma instituição qualquer da sua cidade que faz o bem e você nunca visitou. Não é apenas pra entregar o livro. É por você também".
Mais de 20 mil exemplares foram doados para leitores de todos os Estados brasileiros. Um deles chegou até a mineira Fernanda Trajano, que ficou emocionada.
— Eu acho que essa corrente não tem fim. A partir do momento que eu compro um livro, que eu doo um livro, que eu conto sobre o projeto para alguém, vamos estabelecendo vínculos que antes a gente não tinha, estreitando laços e criando uma onda do bem — relata a designer.
A empresa tem plano de continuar inovando pra gerar impacto positivo no meio ambiente. Entre as iniciativas, pretende eliminar completamente o plástico das embalagens e produtos até o fim deste ano.
— A gente pensa assim: se a minha empresa não existisse mais, isso faria diferença na vida das pessoas? E hoje a gente pode dizer que sim. Se a nossa empresa não existisse mais, algumas pessoas sentiriam falta da gente. Acho que isso é o mais importante — afirma Guertler.
Saiba mais sobre a Editora Belas Letras
- Cidade: Caxias do Sul
- Fundação: 28/4/2008
- Momentos importantes: criação da primeira coleção licenciada de livros infantis sobre futebol no Brasil (2008-2010), com 50 mil exemplares vendidos, publicação do best-seller O Papai é Pop (2015), com 300 mil exemplares vendidos, Joint Venture com a startup de livros personalizados Dentro da História, criação da campanha Compre 1 Doe 1 (2016) e editora exclusiva do segmento de livros da Imaginarium, a maior rede de presentes criativos do país (2016)
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- Número de funcionários: oito
- O que produz: conteúdo em forma de livros para inspirar as pessoas a gerarem mudanças positivas e enfrentarem os novos desafios do mercado de trabalho e do mundo moderno.
- Faturamento: R$ 3,7 milhões ao ano
- Premiações: Prêmio Nacional de Inovação Sebrae/CNI 2019, única empresa gaúcha premiada entre mais de 1,7 mil empresas avaliadas no Brasil
A série Te Mostra, Rio Grande é uma iniciativa do Grupo RBS para valorizar ainda mais a forte raiz empreendedora gaúcha. Clique aqui para assistir ao primeiro episódio veiculado no Jornal do Almoço.
Ao todo serão apresentadas 12 iniciativas de quem constrói e contribui para o nosso Estado. A série tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Assembleia Legislativa.