É muito satisfatório ver fortes conceitos de experiência do usuário entrando e criando raízes no meio fashion, uma vez tão sólido em si. Nesta terça-feira, no primeiro dia da Colombiamoda - a Semana de Moda da Colômbia -, Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da Santista Jeanswear de São Paulo, falou sobre as principais discussões atuais e como seu produto está cada vez mais cedendo ao público em vez de apresentar tendências abstratas.
Sua estratégia é encaixar essas tendências nas ideologias de três públicos específicos: jovens que apreciam subculturas e preferem se expressar com suas próprias palavras, pessoas que buscam viver em um ritmo menos acelerado e mais conectadas com o bem-estar e, por último, um conjunto que defende o luxo a partir do conforto.
Para cada público foram criadas peças específicas, respeitando o dia a dia destas pessoas. Sim, o dia a dia das pessoas. Paletas de cores, tecidos, texturas, modelagens: peças de cores neutras que podem ser combinadas facilmente, tecidos leves com muito stretch, texturas pontuais que não comprometem a composição e modelagens confortáveis, soltas.
Este esforço em saber o que seu público precisa é o carro-chefe dos princípios de experiência do usuário, conjunto de estudos e metodologias aplicado a diversas áreas: de sites a embalagens de remédios para idosos, de interiores de metrôs a painéis de controle de aviões. Por trás de todas as otimizações há um profissional universal, especializado em uma ideologia e não em um ofício.
*Viajou a convite da organização do evento
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