A montadora indiana Tata Motors decidiu mudar o nome de seu novo modelo chamado Zica por ser muito parecido com o vírus zika, declarado pela OMS uma emergência de saúde pública mundial. A empresa pretende anunciar o novo nome dentro de algumas semanas.
"Em solidariedade ao sofrimento provocado pela recente epidemia do vírus zika, a Tata Motors, enquanto empresa socialmente responsável, decidiu mudar a marca do carro", afirma a montadora em um comunicado.
Leia mais:
OMS decreta emergência sanitária mundial por zika vírus e microcefalia
Zika causa medo ao se alastrar pelo mundo
A Tata Motors promoveu nas últimas semanas o Zica, um carro pequeno, com uma campanha de publicidade que tem como protagonista o craque argentino Lionel Messi. Mas o lançamento do modelo coincidiu com a crescente preocupação mundial com o zika vírus, que afeta sobretudo a América Latina. Os médicos suspeitam que o vírus pode provocar microcefalia nos fetos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê de três a quatro milhões de casos em 2016 no continente americano, declarou na segunda-feira uma emergência de saúde pública mundial pelo vírus zika. O Brasil, país mais afetado, recomendou que as grávidas não compareçam aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.
Leia todas as notícias sobre o zika
*AFP