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A Marcopolo produzirá ônibus elétrico no México. A montadora gaúcha produzirá também duas configurações do Paradiso G8 - Paradiso 1200 e Paradiso 1350 - e o Boxer, com design exclusivo para o mercado local. A empresa expõe 11 veículos na Expo Foro 2024, que se encerra nesta sexta-feira (1º), na Cidade do México.
No evento mexicano, além dos veículos fabricados na planta de Garcia, na cidade de Monterrey, a Marcopolo mostra também sete ônibus nos estandes da Daimler, da Scania e da Vokswagen/MAN.
Montado sobre a plataforma BYD BS 11S01m, o ônibus Torino elétrico tem 12 metros de comprimento, 3m50cm de altura e 2m53cm de largura. O veículo possui quatro portas, sendo duas no lado direito e duas no esquerdo.
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Na configuração do modelo City com 21 poltronas, todas com portas USB, o Marcopolo 100% elétrico tem capacidade para 65 passageiros em pé e dois espaços para passageiros portadores de deficiência.
O ônibus Marcopolo mexicano elétrico conta com ar-condicionado automático, dois conectores de recarga CCS2 tipo europeu, resfriamento das baterias por líquido refrigerante e sistema de segurança CCTV. Os painéis frontais e laterais em LED mostram o itinerário.
Nova geração
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Desenvolvido para o mercado mexicano, o ônibus Boxer chega à quarta geração. Um dos modelos de maior sucesso no país, a nova versão traz mudanças de design e estrutural. As linhas limpas e dinâmicas valorizam o visual e a facilidade de manutenção.
Para-brisa, capô, grade dianteira e conjunto ótico foram reestilizados. Os novos para-choques são envolventes. Chassi Mercedes-Benz Evolution Euro 6, o Boxer tem 10,8 m de comprimento, 3,11 m de altura e 2,5 m de largura. Na configuração, as 41 poltronas são reclináveis e o sistema de ar-condicionado conta com aquecimento.
De acordo com gestor-geral da Marcopolo México, Lucas Brancher Gabardo, a nova geração do Boxer já tem 400 pedidos em carteira. As primeiras unidades começarão a ser entregues a partir de março.
Paradiso G8
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Importados do Brasil e montados pelo sistema PKD com a finalização da carroceria no chassi localmente, a fábrica de Garcia recebeu uma linha de produção exclusiva para montagem dos modelos Paradiso G8 1350 e Paradiso G8 1200. As diferentes versões dos ônibus rodoviário foram desenvolvidas para os modelos de chassis das principais montadoras presentes no mercado mexicano.
O uso de matérias-primas que reduzem o risco de quebra em pequenas colisões em até 50% está entre as inovações. Os vidros laterais passam a ser curvos, o que reduz a vibração e facilita a manutenção com novo sistema de encaixe.
O conjunto ótico conta com faróis, nas versões Full LED e híbrido e as lanternas traseiras do G8 são em LED com lentes em policarbonato.
Fundada em Caxias do Sul (RS) há 75 anos, a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus do país e uma das maiores do mundo. A empresa gaúcha chegou ao México no começo da década de 1990. Desde 1999, a fábrica de carrocerias de ônibus em Garcia, na cidade de Monterrey, no estado de Nuevo Leon, produziu cerca de 37 ml unidades.
Em março do ano passado, a planta mexicana começou a produção de dois modelos de micro-ônibus, o Grand Executive e o Grand Shuttle, destinados ao segmento de fretamento no mercado norte-americano.
Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela Marcopolo rodam nas estradas de mais de cem países.