O Q8 e-tron 2024 avança em conforto, autonomia e comportamento. O estilo, o interior, o conjunto propulsor e a suspensão aperfeiçoados atualizam o utilitário esportivo 100% elétrico. Rodamos 600 quilômetros com o Audi Q8 e-tron 2024 que tem preço a partir de R$ 699.990, sem opcionais.
A reestilização visual melhorou a aerodinâmica e reduziu o atrito com o ar. O aperfeiçoamento da direção elétrica e a nova calibragem da suspensão a ar colaboraram com a dirigibilidade e garantiram o desempenho diferenciado no Q8 e-tron.
O comportamento dinâmico evoluiu em relação ao modelo anterior, que também testamos pelas ruas e estradas gaúchas. A nova bateria aumentou a autonomia e deu tranquilidade sobre o alcance do utilitário esportivo, principalmente em viagens.
A nova grade dianteira ativa, o logotipo em duas dimensões iluminado pela faixa em LEDs que liga os faróis em LED Matrix e luzes diurnas (DRL) em LED marcam a frente. Os para-choques dianteiro e traseiro, com difusor em preto brilhante foram reestilizados.
Os dois motores elétricos do Q8 e-tron têm potência combinada de 408 cv e força (torque) de 67,7 mkgf e atuam com a tração integral quattro. O Audi Drive Select permite a escolha entre sete modos de condução.
A nova bateria com célula química avançada, mais leve e potente, passou para 114 kWh. A recarga, agora com sistema de 170 kW, de 10% a 80% leva pouco mais de 30 minutos. A autonomia aumentou mais de 30% em relação ao modelo anterior e o Q8 e-tron percorre até 332 quilômetros pelo Inmetro e 571 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP.
O Audi Q8 e-tron acelera de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e a velocidade máxima de 200 km/h é limitada eletronicamente.
Interior e tecnologia
Com 4,915 metros de comprimento, 2,189 m de largura e 1,633 m de altura e distância entre eixos 2,928 m, o Q8 e-tron acomoda bem quatro adultos e uma criança. O porta-malas traseiro leva 560 litros e o dianteiro, 60 litros.
Acesso por aproximação e partida por botão, o interior é revestido em couro, tecido, costuras vermelhas e detalhes cromados. Direção elétrica, o volante é multifuncional e os bancos têm ajustes elétricos. O teto solar panorâmico conta com acionamento também elétrico.
O quadro digital de instrumentos com tela de 12,3 polegadas configurável mostra também informações do sistema elétrico com a carga e consumo da bateria. As duas telas do console, a superior é do multimídia interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. A inferior opera comandos como o do ar-condicionado de quatro zonas e funções do carro. O sistema de áudio é Bang & Olufsen 3D.
O controle eletrônico de velocidade adaptativo, o aviso de saída de faixa com assistente de emergência, a câmera 360° e o sistema Parking Assist Plus estão entre os recursos de apoio à condução. Também o Audi Side Assist com monitores de ponto cego e de tráfego reverso e o exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo.
Comportamento avançado
A evolução do comportamento do Q8 e-tron nas ruas de Porto Alegre e pelas estradas gaúchas foi sensível em relação ao modelo anterior que também testamos. O comportamento dinâmico, a potência e força do conjunto propulsor e o silencio superaram a expectativa.
As atualizações do Q8 e-tron surpreenderam a expectativa da jornalista Priscila Nunes, que já havia conduzido o modelo anterior do utilitário esportivo elétrico, entre outros carros da Audi.
O comportamento do conjunto propulsor superou as necessidades do Q8 e-tron e concordei com a Priscila sobre as respostas rápidas ao acelerador. Além da aceleração de zero a 100 km/h em 5,6 segundos, o que realmente destacou foi a forma como a potência e força são entregues: suaves, imediatas e silenciosas.
Os faróis Matrix LED do Q8 e-tron com projeções e animações, além de elemento de segurança avançada são uma declaração de arte móvel. A reação dos vizinhos foi um misto de surpresa e perguntas. As projeções nas paredes do condomínio não apenas anunciaram a saída, mas também despertaram uma curiosidade sobre o que o futuro da mobilidade reserva.
A recarga da bateria foi tranquila. Priscila rodou mais em Porto Alegre e eu nas estradas que levam ao Litoral Norte. Os eletro pontos nos shoppings da capital gaúcha garantiram manter o veículo sempre pronto para a próxima aventura, sem a preocupação de ficar sem bateria.
A nova bateria com autonomia 30% maior facilitou rodar na Capital e na estrada. A eficiência energética ampliou as possibilidades de viagens um pouco mais longas, sem a necessidade de paradas frequentes para recarga. Na viagem ao Litoral, aproveitei para uma carga rápida em um posto da BR/101, em Osório (sentido Porto Alegre), e também, no posto da Avenida Central, em Capão da Canoa.
Como a jornalista lembrou, dirigir o Q8 e-tron pelas ruas de Porto Alegre proporcionou uma experiência de condução confortável e fez se sentir parte de uma vanguarda tecnológica. Na estrada, não foi diferente. Com condutor e quatro acompanhantes, o Q8 8 e-tron rodou tranquilo. A direção elétrica mais direta facilitou as respostas e a suspensão, a exemplo das ruas, superou as irregularidades do pavimento. Com o revestimento acústico, o silêncio só foi quebrado pelo barulho do vento.
O baixo centro de gravidade com a bateria posicionada sob o assoalho colaborou na melhora da dirigibilidade e da estabilidade nos trechos de curvas mais acentuadas e em velocidades elevadas.
Ressalva às câmeras - retrovisores digitais - que substituem os retrovisores externos convencionais. O condutor precisa de tempo para se adaptar às imagens digitais projetadas nas laterais portas e que nem sempre atendem a visibilidade necessária, principalmente na estrada com trânsito intenso.
Conclusão:
O comportamento do Q8 e-tron evoluiu. A reestilização visual melhorou a aerodinâmica. O aperfeiçoamento da direção elétrica e a nova calibragem da suspensão a ar garantiram melhor dirigibilidade. O conjunto propulsor atende com sobra às necessidades do utilitário esportivo Audi.
O Q8 e-tron não é apenas um carro elétrico de alto desempenho, como Priscila enfatizou, mas uma janela para o futuro da mobilidade de luxo. Sua combinação de desempenho, eficiência e tecnologia representa o que se poderia desejar em um carro elétrico premium.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e o custo-benefício em relação às demais configurações do Q8 e seus concorrentes. Também a eficiência das câmeras digitais que substituem os retrovisores, que exigem adaptação do condutor, e são opcionais.