A RS 6 Avant Performance está a caminho do Brasil. Com novo visual, a versão mais potente de todos os tempos da esperada stationwagon traz propulsão híbrida leve com motor de 630 cv e ajustes que aumentaram o conforto, a esportividade e o desempenho. O Audi RS 6 Avant Performance chegará ao país no primeiro semestre de 2024 com preço de R$ 1.193.990, na venda direta.
Os aperfeiçoamentos deixaram o conjunto propulsor ainda mais brabo. O V8 4.0 biturbo com compressores maiores e aumento da pressão e a reprogramação dos controles do motor e da transmissão, as respostas ficaram ainda mais rápidas. O novo sistema de exaustão adaptativo intensificou o ronco.
A potência do V8 biturbo aumentou de 600 para 630 cv e a força (torque) de 81,6 kgfm para 86,7 kgfm. A transmissão tiptronic de oito velocidades e o sistema de tração integral permanente quattro, combinam seis modos de condução pelo Audi drive select: Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e os dois modos customizáveis RS1 e RS2.
O diferencial central autoblocante mais leve e compacto distribui a tração na proporção de 40:60 nos eixos dianteiro e traseiro. Quando necessário mais força, o torque é direcionado ao eixo com melhor tração de até 70% nas rodas dianteiras e até 85% nas rodas traseiras.
O conjunto híbrido leve com bateria de íons de lítio e alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts, em velocidades entre 55 e 160 km/h desliga o motor. Nas desacelerações, o sistema pode recuperar até 12 kW de energia. O start-stop funciona a partir dos 22 km/h.
O superesportivo Audi acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos - 0,2s mais rápido do que o modelo anterior. A velocidade máxima é de 280 km/h.
O eixo traseiro dinâmico permite girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, viram na direção oposta às rodas dianteiras. Em alta velocidade, viram na mesma direção do eixo dianteiro.
Design atemporal
O visual do RS 6 Avant Performance é destacado pelas amplas tomadas de ar e pela grade singleframe tipo colmeia que separa os faróis full LED Matrix de série, com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light. As saias marcam as laterais. As lanternas traseiras em LED invadem a tampa do porta-malas e com as duas saídas de escapamento ovais completam o visual.
Como customização, o pacote alumínio (cromado) pode ser substituído pelo pacote externo cinza fosco nas capas dos retrovisores, molduras das janelas, entradas de ar frontais, barras no teto e saias laterais.
Com 4,995 metros de comprimento, 2,110 m de largura, 1,487 m de altura, a distância entre-eixos é de 2,930 m. O porta-malas leva 565 litros.
Sofisticação e conectividade
O interior tem acabamento premium em materiais nobres como Alcântara, couro e fibra de carbono. O volante é multifuncional com ajuste elétrico e o ar-condicionado digital de quatro zonas. Os bancos em couro e abas laterais têm costura vermelha e a sigla RS no encosto.
Telas sensíveis ao toque são integradas ao quadro de instrumentos e console central. A tela superior com 10,1 polegadas traz o sistema MMI com informação, entretenimento e opções de personalização do veículo, interface com os Android e iOS e sistema de som Bang & Olufsen. A recarga do celular é por indução.
O display inferior de 8,6 polegadas permite acesso aos controles de climatização, conforto e entradas de texto. O pacote de luzes customizáveis conta com 30 opções de cores,
O Audi Virtual Cockpit com layout RS e novas barras coloridas mostra dados do veículo como tempos de voltas, aceleração e forças “G”. No modo manual, as barras coloridas indicam ao condutor o momento para troca de marcha. O head-up display exibe as principais informações no para-brisa.
Quatro modelos de rodas com acabamento preto brilhante, cinza fosco e preto fosco estão disponíveis.
Cinza Nardo, azul Ascari, branco Geleira, prata Florete, vermelho Granadina e preto Mito metálicas e cinza Daytona perolizada e preto Sebring com efeito cristal são as cores disponíveis.
A opção pelas cores das linhas Audi Exclusive e Audi Exclusive Fosco acrescentam R$ 57 mil e R$ 85 mil, respectivamente.