As soluções sustentáveis, de conectividade e da segurança para o transporte mobilizaram a 23ª Fenatran. Os caminhões elétricos, os semiautônomos e as fontes de energia limpas avançaram no evento. Ao lado dos veículos, fornecedores de componentes, serviços e tecnologia mostraram novidades em eletrificação, inteligência artificial, sustentabilidade e o que virá nos próximos anos.
Depois de três anos, o maior evento de transporte e logística da América Latina voltou ser presencial com uma área superior a 100 mil metros quadrados ocupara por mais de 500 expositores. As novas tecnologias mostradas nos estandes do São Paulo Expo também foram para a pista. Os visitantes testaram veículos, inclusive elétricos de diversas marcas em um percurso de dois quilômetros.
O enquadramento do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, e as reduções de emissões e do consumo de combustível motivaram os aperfeiçoamentos da maioria dos principais lançamentos. Os caminhões expostos estão de 8% a 10% mais econômicos na média.
O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Marcio de Lima Leite definiu o evento como um marco em avanços tecnológicos de todos os tipos para as sete integrantes da entidade. O executivo destacou a busca da descarbonização, através dos caminhões elétricos, movidos a gás e biocombustíveis, assim como os modernos motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente à Euro 6. Também a conectividade dos caminhões, potencializada pela chegada do 5G ao Brasil.
Elétrico a caminho
Num estande de 2.000 metros quadrados, a DAF mostrou seus caminhões. O semipesado CF, o menor modelo produzido pela montadora no país, ganhou um novo motor Euro 6. O PX7, nas versões de 260, 290 310 cv, atua combinado com a nova transmissão automatizada ZF EcoTronic 9AS de nove velocidades.
Os caminhões pesados trazem o cruise control preditivo que usa os dados do GPS para antecipar as trocas de marcha baseadas no terreno que vem adiante. As linhas CF e XF também têm a opção de suspensão traseira a ar.
O LF Electric 100% elétrico foi a atração da marca holandesa. O motor de 260 kW (370 kW de potência de pico) atua com uma bateria de 282 kWh (252 kWh eficazes) que garante a autonomia de 280 quilômetros. Apresentado na configuração 4x2, o LF Electric tem capacidade de 19 toneladas e sistema de carregamento rápido.
Avançada tecnologia
O S-Way foi o destaque da Iveco. Lançado na Europa em 2019, o peso pesado da marca italiana tem duas opções de conjuntos propulsores. O motor Cursor 13 com 480 cv e 540 cv atua combinado com a transmissão automática ZF Traxon 12S automatizada de 12 velocidades. Com motor a GNV (gás natural veicular) de 460 cv, a autonomia do peso pesado é de até 500 quilômetros.
O cavalo mecânico traz avançados recursos de apoio à condução e a segurança como controles eletrônicos de tração, de velocidade adaptativo e de tração, de frenagem automática de emergência e de manutenção de faixa e ,assistente de partida em rampa.
O Tector também tem versão GNV com motor de 210 cv e autonomia de até 300 quilômetros. A Iveco lançou também na Fenatran a transmissão automática Hi-Matic para a linha de caminhões diesel semileves e leves.
Na linha Daily, a Iveco mostrou versão do furgão 100% elétrico com opções de 3,5 a 7,2 toneladas.
Diversidade
Em um dos maiores estandes do São Paulo Expo, a Mercedes-Benz apostou nos caminhões elétrico e autônomo como principal atração. Os dois modelos ocupam o espaço central ao lado dos modelos atuais das linhas Accelo, Atego, Actros e Arocs.
O eActros 100% elétrico tem autonomia de 400 quilômetros e seu uso é recomendado para a distribuição urbana. Fabricado na Alemanha, o eActros veio para demonstração pois de acordo com executivos da montadora a implementação dos caminhões elétricos no mercado brasileiro depende de infraestrutura o executivo como a rede de recarga de baterias.
O Atego, caminhão autônomo com nível quatro, foi desenvolvido pela engenharia brasileira e já opera em ambientes controlados. A Ypê usará o novo caminhão na coleta de produtos dentro da empresa
Um caminhão-conceito pensado para atender as exigências da mulheres que dirigem foi a proposta da Mercedes-Benz para o Estrela Delas. Baseado no novo Actros, a cabine ganhou uma bateria extra para o secador de cabelo e o aparelho de chapinha.
O modelo conta com fogão cooktop por indução, geladeira, televisão e porta-objetos com tomada. Para evitar a saída do caminhão a noite foi instalado um banheiro na cabine. O caminhão conceitual leva até uma bicicleta para deslocamentos curtos nas cidades.
Potentes e econômicos
A transição para um sistema de transporte mais sustentável caracteriza o estande da Scania com veículos até 8% mais econômicos e redução de emissões. A sueca anunciou também o começo das operações da Scania Locação, que alugará veículos da marca.
Com 12 caminhões, os destaques são os modelos Euro 6 da linha 2023, a gama Super,a família fora de estrada XT, semipesados, opções a gás e as soluções de serviços financeiros. Os primeiros veículos Super e Euro 6 chegarão em fevereiro de 2023.
Os caminhões expostos foram da gama rodoviária Super, semipesados, novo pesado de entrada para a operação regional, da linha fora estrada XT para transporte de cana-de-açúcar e madeira e de mineração. A marca mostra também os veículos movidos a gás natural e/ou biometano.
Atração a parte, o 770 S V8 6X4 é o caminhão mais potente do mundo e estará disponível na linha 2023. Seu motor V8 16 litros e maior produzido para veículos que rodam em vias públicas.
Os pesados Scania ganharam novas funções de assistência semiautônomas de segurança no pacote ADAS.
Força gigante
No maior estande da Fenatran, com quatro mil metros quadrados, a Volkswagewn não se limitou mostrar a sua gama de 16 modelos. Além de conhecer a nova linha de caminhões, foi possível participar de uma corrida de modelo em simulador, dirigir o maior veículo Volkswagen do mundo e rodar no primeiro elétrico produzido no país.
As famílias VW Delivery, Constellation e Meteor, além dos elétricos VW e-Delivery, dividiram o estande da marca alemã. Os caminhões com novos motores e potencias representam o maior desenvolvimento da história da montadora e avançam na eficiência, conforto, segurança e tecnologia.
A linha Euro 6 da alemã já apresentada incluiu a renovação do Constellation que ganhou faróis em LED. Os motores Man foram aperfeiçoados com opções de potência e redução do consumo de combustível.
O conceito Meteor Optimus, destaque do estande, traz soluções para melhorar a economia de combustível. Suas rodas usam calotas aerodinâmicas que lembram as rodas Turbofan usadas pela Audi na DTM. Os retrovisores por câmera diminuem o arrasto e o banco com massageador reduzir o cansaço do motorista.
Elétrico pesado
O caminhão elétrico está no caminho da Volvo no país. A marca sueca apresentou o FM Eletric, um veículo pesado 100% elétrico para distribuição urbana e regional com autonomia de até 300 quilômetros.
O presidente da Volvo América Latina, Wilson Lirmann,garantiu que a sueca fabricará caminhões elétricos no Brasil. "A grande questão é quando” afirmou o executivo ao destacar que o país é um mercado estratégico no nosso processo de descarbonização”.
O FM Electric tem opções de até 44 toneladas e pode ser equipado com duas a seis baterias (180-540 kWh) atendendo o tipo de aplicação. A suspensão é a ar e os freios recuperam a energia durante a frenagem, o aumenta a autonomia no anda e para do trânsito urbano. O caminhão elétrico Volvo participará de testes com transportadores brasileiros no primeiro semestre de 2923.
A Volvo mostrou as novas versões dos FH, FM e FMX que atendem a nova regulamentação do Proconve P8/ Euro 6 e consumo de combustível até 8% menor menor emissão de poluentes. Os veículos serão produzidos a partir de janeiro de 2023 no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná.
Novas opções
A diversificação de modelos da Transit puxará as novidades da Ford no segmento de vans. As novas versões - automática, chassi e E-Transit 100% elétrica – chegarão durante 2023. O serviço de carros por assinatura Ford Go, também para clientes comerciais, com modelos da Ranger e da Transit foi anunciado na abertura da Fenatran.
A opção do câmbio automático para a Transit nas versões minibus, furgão e envidraçada chegará no primeiro semestre. A versão cabine chassi e o elétrico e-Transit, em três opções diferentes de carroceria e sempre como furgão estão previstos para o segundo semestre,
Realidade brasileira
Soluções em emissão zero como eixos elétricos, módulos de transferência de potência, baterias modulares e sistemas de gerenciamento de baterias estão entre as novidades da divisão ePower da FPT Industrial. A FPT investe em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções competitivas para a realidade brasileira como também nas aplicações a gás natural e biometano.
O XC13 é o primeiro motor de plataforma multicombustível da empresa que apresentou ainda a nova geração dos motores das Séries F1, NEF e Cursor para o Proconve P8/Euro VI, a nova versão do motor FPT N67 Natural Gas e o Original Reman para o segmento de comerciais leves, caminhões e ônibus.
A versão diesel do XC13 com até 600 cv de potência e 290,6 kgfm ganhou até 5% em potência e 14% de força (torque) em comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões Euro VI Step E (Europa). A versão movida a metano de até 520 hp e 254,9 kgfm ganhou 13% em potência e 25% em torque na comparação com o modelo anterior. A redução das emissões de CO2 é de 9% para o diesel e 10% para o metano.
Soluções sustentáveis
As empresas do grupo Randon levaram soluções sustentáveis nos diversos segmentos em que atuam. São tecnologias que atendem à modularidade, eletromobilidade, sustentabilidade e inteligência embarcada.
A articulação de ônibus bus link para veículos urbanos articulados, a quinta roda off-road para aplicações fora de estrada em operações canavieira e florestal, e suspensões pneumáticas para caminhões, ônibus e implementos ainda placas solares na parte superior e/ou lateral da carreta que absorvem energia foram alguns dos lançamentos das empresas Randon.
A linha Hybrid R, de semirreboques equipados com a tecnologia e-Sys, é um sistema tração auxiliar elétrico que atua como sistema de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para a necessidade de tração em subidas e ultrapassagens.
Entrega urbana
Desenvolvido pela startup Arrow Mobility, de Caxias do Sul (RS), em parceria com a Localiza, a Arrow One é uma van elétrica para entrega urbana. Com porte médio e arquitetura modular, o espaço para carga é de 16,5 metros quadrados. A autonomia é de 270 quilômetros e a recarga de 80% da bateria leva 90 minutos em um carregador de 60 kW.
O custo operacional, conforme a empresa, é bem menor em relação a um veículo similar a diesel. Para cada R$ 1,00 gasto com o derivado de petróleo, o custo do One é de R$ 0,16.
O repórter viajou a convite da Anfavea