Primeiro utilitário esportivo Jeep 100% elétrico, o Avenger chegará ao mercado europeu em 2023. Apresentado no Salão do Automóvel de Paris, o menor carro da marca norte-americana abre caminho para outros três, previstos para a Europa até 2025. Com motor de 156 cv, a autonomia será de 400 quilômetros no ciclo WLTP e 550 quilômetros no ciclo urbano. Mais curto em relação ao Renegade, tudo indica que, como veículo global, o Avenger chegará ao mercado brasileiro como modelo de entrada da Jeep.
O novo Avenger combina as tradicionais características de robustez, força e qualidade Jeep no uso em qualquer terreno agora com a propulsão elétrica. O utilitário esportivo sub compacto da marca norte-americana compartilha a plataforma eCMP, a mesma do francês Peugeot e-2008, e será fabricado em Tychy, na Polônia. Com 4,07 m de comprimento, 15,4 cm menos que o Renegade, o novo SUV passa a ser o menor carro da Jeep na Europa. A altura do solo é de 20 cm e os ângulos de entrada de 20º e de saída de 32º.
O conjunto propulsor do Avenger combina o motor elétrico de 156 cv e força (torque) de 26,5 kgfm com uma bateria de ions de lítio de 54 kWh. Composta por 17 módulos e 102 células, a bateria fica embaixo dos bancos e protegida sobre a carroceria para o uso fora de estrada.
A autonomia é de 400 quilômetros no ciclo WLTP e até 550 no ciclo urbano. A recarga em carregador rápido de 100 kw leva 24 minutos para chegar de 20% a 80% da capacidade. Já em um wallbox de 11 kw, a carga completa leva cinco horas e meia.
O novo Avenger é o primeiro veículo Jeep de tração dianteira equipado com padrão Selec-Terrain com seis modos de condução – Normal, Eco, Esporte, Neve, Lama e Areia. Conta também com o Hill Descent Control.
Interior e tecnologia
O visual do Avenger segue o DNA Jeep com icônica grade de sete fendas. Os para-lamas salientes, os arcos trapezoidais e as rodas 18 polegadas diamantadas marcam as laterais. As lanternas traseiras com a assinatura completam o conjunto.
Para reduzir danos causados por impactos de baixa velocidade, o novo Jeep é equipado com placas de derrapagem, revestimento de 360 graus e faróis protegidos envoltos. As novas placas são feitas de cor de molde de polímero.
O interior funcional foi inspirado no Wrangler. O painel horizontal inclui as saídas de ar, iluminação ambiente e uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas. Os bancos com ajustes elétricos têm revestimento parcial em couro. Recarga do celular por indução, diversos porta-objetos e o teto solar completam o interior. O porta-malas leva 380 litros.
Todas as versões serão equipadas com rádio Uconnect Infotainment de 10,25 polegadas combinada com quadro digital e instrumentos de sete e 10,25 polegadas. O sistema é interativo com Android Auto, CarPlay e aplicativos sem fio, e navegação integrada TomTom com reconhecimento de voz. Jeep Mobile App permite diversas operações remotas pelo celular.
O novo Jeep conta com recursos de assistência de condução como controle eletrônico de velocidade adaptativo, alerta e manutenção de faixa e assistente de tráfego cruzado, e leitura de placas de trânsito. Também frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360° e câmera traseira de 180° com visão de drone, entre outros.
Edição exclusiva
O Jeep Avenger 1st Edition, em configuração exclusiva, e 100% elétrico, estará em pré-venda até 30 de novembro na Europa, com entrega a partir do começo de 2023. Na Itália e na Espanha, a edição de lançamento do utilitário esportivo só estará disponível com um motor turbo a gasolina.