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A trajetória da Mercedes-Benz no Brasil se confunde com a história da indústria automotiva brasileira. Foi na sexta-feira ,28 de setembro de 1956, que o então presidente Juscelino Kubitschek inaugurou a fábrica da montadora alemã em São Bernardo do Campo (SP), a primeira fora da Alemanha. Como outras marcas, a MB confiou no desafio de JK de crescer 50 anos em cinco, acompanhou a evolução do setor automotivo e se tornou uma das principais montadoras do país.
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Do primeiro modelo nacional, o L 312, ao Actros, a Mercedes escreveu a sua história por pioneirismos. Ações que marcaram a marcha para o interior, o crescimento das fronteiras agrícolas e a consolidação do caminhão como o meio de transporte da riqueza nacional.
Temos orgulho do nosso passado, do nosso presente e mais ainda do que está por vir, do que deixaremos como legado para a sociedade
KARL DEPPEN
Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina
Ao completar 65 anos no Brasil, a Mercedes-Benz revelou números mostrando que de cada dez caminhões novos vendidos no país, quatro são da sua marca.
No segmento de ônibus, a presença é ainda maior com seis modelos em cada dez comercializados.
A sua história, de seus produtos e serviços foi comemorada e transmitida pela internet no começo desta semana.
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O L 312 foi o primeiro caminhão diesel produzido no Brasil. Com o motor de seis-cilindros e 110 cv de potencia, transportava seis toneladas. Pelas formas aerodinâmicas foi apelidado de Torpedo. A experiência da Mercedes na produção de veículos foi fundamental para o desenvolvimento da indústria automotiva nacional. A presença da montadora alemã impulsionou os transportes de carga e de passageiros.
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Do caminhão para o ônibus foi um passo e o L 312 foi base para o chassi do L 312. Como o irmão mais velho, também o primeiro veículo de transporte coletivo no país com motor diesel, que enfrentou as estradas de terra batida que cortavam o território nacional.
Em 1956, quando os primeiros caminhões e ônibus saíram das nossas linhas de montagem, a Mercedes-Benz dava um passo muito importante para o desenvolvimento do setor automotivo brasileiro.
KARL DEPPEN
Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina
As novas famílias de veículos avançaram e, nos anos 60, a Mercedes-Benz assumiu a liderança na produção de caminhões do país. As novidades movimentavam as linhas de montagem da Anchieta. Produtos inovadores na capacidade de carga, na tração 4x4, na cabine semi-avançada, na injeção direta de combustível.
Em 1972, foi a vez do caminhão leve L 608 D, o Mercedinho para o transporte urbano, com motor diesel 3.5 de 85 cv e peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas. Ainda nos anos 70, outra novidade, o LS 1924, o primeiro cavalo-mecânico da marca para puxar uma carreta de três eixos. Os lançamentos e inovações avançaram nas décadas seguintes como o gerenciamento eletrônico do motor, câmbio de 16 marchas, freios ABS, ar-condicionado e rodas de alumínio.
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Na virada do século, a Mercedes-Benz renovou sua linha com uma nova geração de veículos para atender as novas normas de emissões, o Proconve P5. Chegaram o leve Accelo, os médios e os semipesado Atego e os pesados Axor e Actros.
Maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da América Latina, saíram das linhas de montagem da Mercedes 2,3 milhões de unidades, das quais, 1,8 milhão foram vendidas no país e mais de 500 mil embarcadas.
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No segmento de automóveis, a Mercedes teve duas operações. De 1999 a 2010, montou o Classe A e o cupê CLC na planta de Juiz de Fora (MG) que atualmente produz cabines de caminhões. Inaugurada em 2016, a unidade de Iracemapolis (SP) produziu o sedã Classe C e o utilitário esportivo GLA. A operação foi fechada no final de 2022 e em agosto passado vendida para a chinesa Great Wall.
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A serie especial do extrapesado Actros comemorativa aos 65 anos da Mercedes-Benz será identificada como Coração Estradeiro. Serão 65 caminhões com kit de equipamentos e acessórios especiais. Por fora, cor cinza fosca exclusiva, grade preto brilhante com friso cromado, defletores no teto e laterais, rodas de alumínio, as saias nas laterais, e câmeras substituindo os retrovisores, entre outros itens.
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No interior, TV, geladeira de 25 litros e pistola para limpeza da cabine. A venda será online, limitada a duas unidades por CPF ou CNPJ e o kit será disponível para todas as seis versões do Actros. A Mercedes-Benz não informou o preço do kit nem o prazo de entrega.